Camaradas e amigos,
Aqui está, de pé, a 47.ª edição da Festa do Avante!, afirmando-se, hoje como sempre, como Festa dos trabalhadores, do povo, da juventude; espaço de democracia, liberdade, cultura.
Aqui está a Festa do Avante!, transbordando confiança, paz, solidariedade, beleza, alegria. Festa que neste chão da Atalaia e por todo o País mergulhou profundas e indestrutíveis raízes.
Festa construída com a militância do PCP e da JCP, mas também com a generosa e solidária participação de milhares de amigos do PCP, da JCP e da Festa.
E, quando aqui assinalamos os 50 anos da Revolução de Abril, a Festa do Avante! de 2023 aqui se afirma, de novo, como a Festa dos valores de Abril, a Festa da liberdade, da democracia, do progresso social e da paz; a Festa de todos os que a preparam, divulgam e põem de pé; mas também de todos os que, pelos mais diversos motivos, a visitam, a usufruem e que, com fraterna alegria, daqui declaramos: sejam bem-vindos!. Festa de todos os que lutam pelos direitos e pela política alternativa necessária ao País; de todos os que lutam por um Portugal com futuro; de todos os que intervêm e lutam pela sociedade nova – o socialismo e o comunismo – que queremos construir.
Esta é também a Festa que assinala e dá evidência ao insubstituível papel do jornal Avante! e à importância da sua leitura. E que, valorizando a campanha nacional, em curso, de difusão do nosso jornal, daqui projecta o apelo: adquiram, leiam, divulguem o Avante!, informação de verdade, contra a desinformação, a manipulação e a mentira.
Camaradas e amigos,
Saúdo, pois, todos os visitantes da Festa. Saúdo os militantes do PCP e da JCP, mas também os nossos aliados na CDU, e outros democratas e patriotas sem filiação partidária, bem como membros de outras forças políticas, os amigos da Festa, os milhares de jovens que com o seu trabalho ou simples presença, a sua alegria de viver e de lutar, fazem desta a festa da juventude.
Daqui dirigimos uma saudação e um agradecimento às diversas entidades públicas e privadas, que, com o seu apoio, contribuíram para a construção, o funcionamento e o êxito da Festa.
E, claro, uma saudação muito especial aos nossos convidados internacionais, representantes de partidos comunistas e outras forças progressistas, que aqui nos trouxeram com a sua solidariedade internacionalista notícias das lutas travadas pelos seus militantes e pelos seus povos.
A todos estes camaradas e companheiros de luta – e aos muitos que não podendo estar presentes nos enviaram saudações – manifestamos a solidariedade dos comunistas portugueses com as lutas que travam nos seus países.
A Festa do Avante! de 2023 aqui se volta a confirmar como a maior iniciativa político-cultural realizada no País. Expressão da convicção e da alegria dos que lutam pelos direitos dos trabalhadores e do povo, por Abril. Pela paz, a liberdade, a democracia e o socialismo. Que pela nossa acção organizada, se constroem na luta que, transformando o presente, moldará o futuro.
Viva a Festa do Avante!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!