Comissão deve resistir à iniciativa de cidadãos de extrema direita sobre o aborto

Os Deputados do EUE/EVN apelaram a que a Comissão Europeia se levante pela defesa dos direitos das mulheres contra uma iniciativa de cidadãos (IEC) apresentada pelo movimento “One of us” um movimento anti-aborto, ultra conservador.

O objetivo do 'One of Us " é bloquear qualquer financiamento comunitário para actividades que possam envolver a destruição de embriões humanos, seja por meio de pesquisa ou através da prestação de cuidados (directos ou indirectos) para a realização de interrupções da gravidez. Tal iniciativa poderia representar uma ameaça real e preocupante para a igualdade entre sexos , para os direitos das mulheres e direitos e saúde sexual, materna e reprodutiva na Europa e em todo o mundo.

A Comissão deve publicar a sua resposta formal a esta ECI até 28 de Maio .

Mikael Gustafsson, deputado do GUE / NGL e Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher refere: "A campanha deste movimento 'One of Us " contradiz completamente os objectivos referidos pela UE de ajuda ao desenvolvimento, bem como compromissos assumidos como parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Morrem todos os dias, durante a gravidez e o parto, quase 800 mulheres nos países em desenvolvimento. Nós simplesmente não podemos aceitar qualquer diminuição ou retirada do apoio da UE para a saúde materna, cuidados pré-natais e serviços de planeamento familiar, para alguns dos países mais pobres do mundo. "

Inês Zuber do GUE / NGL MEP afirmou, também: "Esta ECI é o último de uma série de ataques à igualdade entre sexos, aos direitos das mulheres e direitos e saúde sexual e reprodutiva na Europa, surgindo na sequência da tentativa vergonhosa de mudar a lei em Espanha este ano. As mulheres têm o direito de decidir de forma independente quando e quantos filhos querem ter e os deputados do PCP e do EUE/EVN irão continuar a defender o direito à saúde materna. "

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu