A clonagem de animais mantidos e reproduzidos para fins agropecuários

A clonagem de animais mantidos e reproduzidos para fins agropecuários
No fundamental, acompanhamos o conteúdo deste relatório, apelando assim à prevalência do princípio da precaução no que toca à reprodução assexuada ou clonagem de animais domésticos.
Pensamos também que este princípio deve ser reforçado, através de mecanismos de controlo e fiscalização visando proibir a comercialização e consumo de alimentos oriundos de animais clonados.
O procedimento de clonagem aplicado à produção agropecuária é o reflexo de um modelo de produção assente na procura desenfreada da produtividade e do lucro a qualquer preço. Este quadro competitivo dos mercados liberalizados está na base deste problema.
Por isso, o nosso apoio a este relatório, contra a clonagem de animais domésticos, é também um grito de alerta, em defesa da pequena e média agricultura familiar. Em defesa de um modelo de produção assente na biodiversidade e no respeito pelas normais sociais e ambientais. O único capaz de garantir um ordenamento equilibrado do nosso território, a sustentabilidade do nosso mundo rural e uma produção alimentar saudável para o nosso povo.  

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu