Assembleia da República

Sobre a Proposta de Lei n.º 14/XVII/1.ª – Aprova o Estatuto da Pessoa Idosa
11 Janeiro 2026
O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) votou contra o texto final relativo à Proposta de Lei n.º 14/XVII/1.ª – Aprova o Estatuto da Pessoa Idosa, na sessão plenária de 9 de janeiro de 2026, tal como se pronunciara pela sua rejeição no debate e na votação na generalidade, respetivamente em 17 e 18 de outubro de 2025, na senda da posição assumida na legislatura anterior acerca de iniciativa idêntica, entretanto caducada, e em coerência com o Projeto de Lei n.º 251/XVII/1.ª – Carta dos Direitos Fundamentais dos Reformados, Pensionistas e Idosos, discutido e rejeitado.

PCP propõe integrar o Internato Médico na Carreira Médica para fixar profissionais no SNS
9 Janeiro 2026

Agilizar o atestado multiuso e garantir reforma digna às pessoas com deficiência – propostas do PCP
18 Dezembro 2025
Este debate é uma oportunidade para insistir na superação de lacunas no cumprimento da legislação e aprofundar o quadro legal e contrariar o subfinanciamento crónico em vários domínios.
A preocupação em produzir legislação dá um sinal de respeito pelos direitos das pessoas com deficiência.

Requerimento para audição do Ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre as declarações sobre os estudantes bolseiros e a degradação dos serviços públicos
16 Dezembro 2025
O Governo, pela voz do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, no evento de “Apresentação do novo modelo de bolsas de Ação Social no Ensino Superior”, no dia 16 de dezembro de 2025, proferiu a seguinte declaração “os estudantes bolseiros têm prioridade nas residências e só podem receber a bolsa com o valor do custo da residência se não tiverem lugar na residência.

Declaração de voto do PCP sobre a legalização do tráfico de influências
12 Dezembro 2025
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,
A aprovação do texto final das iniciativas legislativas que legalizam o tráfico de influências é extremamente grave e vai em contraciclo com o que se exige fazer para combater a corrupção. Tornar legal o que hoje é ilegal, isto é, o que hoje é corrupção deixa de o ser, não porque se tenha combatido, mas porque passou a ter enquadramento legal. Não é assim que se combate a corrupção.

PCP saúda os trabalhadores em luta que aderiram à Greve Geral contra o Pacote Laboral
11 Dezembro 2025
Dirijo daqui uma forte saudação do PCP aos trabalhadores em luta para derrotar o pacote laboral do Governo.
Trabalhadores que não se deixaram condicionar, mesmo perante a chantagem, a pressão e até a ameaça e exercem o seu direito à greve.
É de uma enorme coragem e grande dignidade!
Por mais que tentem, não conseguem ocultar a grandiosa mobilização e participação dos trabalhadores na Greve Geral.

Aumento do Salário Mínimo Nacional para 1050€ já em Janeiro!
10 Dezembro 2025
Quando todos juram amor eterno ao aumento dos salários, o PCP mais uma vez proporciona a oportunidade para que a Assembleia da República decida o aumento do salário mínimo nacional para 1050 euros já em janeiro, estimulando, dessa forma o aumento geral dos salários e a valorização das carreiras e profissões de todos os trabalhadores.

Os trabalhadores não são números e não são peças, são quem produz a riqueza e devem ser valorizados
5 Dezembro 2025
Sr. Primeiro-Ministro, um registo inicial: o senhor deputado Hugo Soares fez o favor de trazer aqui as questões do pacote laboral, mas conseguiu passar oito minutos a falar do pacote laboral sem ir a uma única medida do seu conteúdo. Também fica o registo de que o CHEGA e Iniciativa Liberal tentaram passar ao lado deste assunto, mas Sr. Primeiro-Ministro queria fazer três perguntas concretas.

