Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Alargamento relativo à Antiga República Jugoslava da Macedónia

Tal como noutras repúblicas da antiga Jugoslávia, a situação na ARJM é instável e constitui um factor de desestabilização para a toda a região. Desde logo, permanece a negociação com a Grécia em torno da designação do país, num processo rodeado de uma retórica nacionalista que em vez de aproximar os povos, os afasta.

A posição da maioria do PE em querer acelerar a data para o início das negociações é desrespeitador da soberania dos povos de ambos os países e só vem contribuir para exacerbar divisões e clivagens existentes. Justifica esta posição da maioria do PE o interesse da adesão da ARJM à NATO, processo esse inseparável da militarização da UE e do alargamento das suas zonas de influência na região estratégica dos Balcãs.

A adesão à UE é um processo de decisão soberana de cada povo, assim como o é o direito ao desenvolvimento económico e social. Deve competir a cada povo a livre decisão, sem qualquer ingerência externa e com base num debate livre e aprofundado com base na realidade e não nos mitos nunca confirmados - como o prova o caso português - em torno da adesão à UE.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu