Caros Jornalistas,
A deputada do PCP no PE, Inês Zuber, questionou a Comissão Europeia sobre possíveis apoios aos agricultores portugueses das zonas de Setúbal e da Lourinhã na sequencia
das fortes chuvas que destruíram culturas horticolas.
Com os melhores cumprimentos,
Nos últimos dias várias regiões do centro de Portugal foram surpreendidas com fortes chuvas que destruíram cerca de uma centena de hectares de culturas hortícolas.
Das regiões mais afectadas contam-se a Lourinhã onde se estima que cerca de 2/3 da produção de hortícolas não chegará aos mercados da região, e a região de Setúbal onde a produção de tomate foi perdida em alguns casos cerca de 90%, sendo que na região estima-se ter sido perdida 15-20% da sua produção. Acresce o facto de alguns dos terrenos agrícolas, principalmente na Lourinhã, terem ficado cobertos com lama, que poderá provocar uma impermeabilização dos solos.
Trata-se portanto de uma catástrofe natural que soma um conjunto de prejuízos acrescidos às crónicas dificuldades de escoamento dos produtos, aos persistentes baixos preços à produção e à crise de rendimentos que enfrentam estes produtores.
Assim, pergunto a Comissão:
Qual o apoio que está previsto no Proder (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente), na medida «Minimização dos Riscos no Espaço Florestal e Agro-Florestal»?
Existe ainda, no actual quadro, a possibilidade de restabelecimento do potencial de produção agrícola afectado por catástrofes naturais e introdução de medidas de prevenção adequadas?
Qual o apo io previsto para a medida «Restabelecimento do Potencial de Produção Agrícola»?