Acções turcas que criam tensão na zona económica exclusiva de Chipre

Começo por manifestar mais uma vez, em nome do meu Partido, a nossa solidariedade para com o povo cipriota que vive sob ocupação turca desde 1973, data em que a Turquia invadiu a parte norte da Ilha, matando milhares de pessoas. Este crime continua até hoje impune.

Esta ocupação nunca foi reconhecida por nenhum estado com excepção da própria Turquia.

Esta invasão da ZEE de Chipre constitui uma provocação inqualificável que deve merecer o nosso mais vivo repúdio.

Registamos mais uma vez a dualidade de critérios da UE. Uma UE que é rápida e pronta quando se trata de seguir as orientações da NATO e dos Estados Unidos, mas que não passa de meras declarações piedosas quando se trata da soberania de um dos seus estados membros.

Faço votos ainda assim para que a UE possa desta vez ir mais além, contribuindo assim para a continuação das negociações em curso visando a reunificação.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu