Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre o falecimento de José Eduardo dos Santos

Ao tomar conhecimento do falecimento de José Eduardo dos Santos, o Partido Comunista Português transmite ao Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) e ao povo angolano as suas sentidas condolências.

Sucedendo ao Presidente Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos desempenhou as mais altas responsabilidades à frente do MPLA e do Estado angolano, como Presidente do Partido que conduziu o povo angolano à vitória sobre o domínio colonial português, e Presidente da República de Angola, em tempos de duríssimos combates, com dificuldades e complexidades do processo, pela defesa e consolidação da independência nacional, contra a agressão imperialista e racista que causou ao povo angolano imensos sofrimentos, e do ascenso da luta em toda a África Austral que conduziu ao fim do regime de apartheid, para o qual Angola deu uma decisiva contribuição.

Num processo não alheio a problemas e dificuldades diversas, sublinha-se, no desempenho das suas responsabilidades, a contribuição para a conquista da paz pelo povo angolano e a reconstrução do seu País.

Recordando a contribuição de José Eduardo dos Santos para o desenvolvimento das tradicionais relações de amizade e solidariedade entre o PCP e o MPLA, assim como para as relações entre o povo português e o povo angolano, o PCP reitera ao MPLA o seu sentido pesar e a sua solidariedade.

• Paz e Solidariedade
  • Angola