Intervenção de Vasco Marques, membro da Comissão Política da DN da JCP, Festa do «Avante!»

Sair da Festa com mais força para intervir e lutar

Ver vídeo

''

Viva a Festa do Avante!, viva a festa da juventude, festa que é um pouco de cada um, desde o primeiro ferro até à última pintura. Materializamos em pavilhões, em palcos, em murais o trabalho diário e a luta nas empresas, nas escolas, nas ruas e para aqui transpomos aquilo por que lutamos e nos propomos a alcançar. Uma tarefa que, sendo nossa, é feita também da solidariedade de tantos quantos por esse mundo fora levam por diante uma intensa luta.

Este ano temos entre nós o Acampamento Internacional «Avante por um mundo de Paz»:

Avante, camaradas das dezenas de organizações de diferentes países que desde 27 de Agosto connosco tomaram também nas suas mãos a construção desta terra dos sonhos, dos valores de Abril e do projecto comunista. Uma saudação especial ao presidente e ao secretário-geral da Federação Mundial da Juventude Democrática, aqui presentes. Uma saudação que se estende a todos os participantes, e por vosso intermédio, uma saudação à juventude dos vossos países e à sua luta.

Levem dos jovens comunistas portugueses um enorme abraço de solidariedade e a certeza de que a juventude portuguesa luta. Uma luta onde os jovens comunistas assumem um papel determinante e à qual se juntam muitos que não sendo comunistas reconhecem a justeza do nosso projecto e que reforçam as nossas fileiras.

Saudamos de forma muito especial as centenas de jovens que nesta Festa aderiram ou se juntaram à JCP. Se é verdade que os jovens no nosso País se deparam com o desemprego, a precariedade, a crescente elitização e degradação da escola pública, também é verdade que fruto da intensa luta desenvolvida, e ainda que muito longe dos objectivos a que nos propomos, a nova correlação de forças abre perspectivas que se confirmarão tanto quanto a luta se reforce. Uma luta difícil, mas que vale a pena.

Saudamos o movimento estudantil e a luta dos estudantes pela escola a que temos direito, pela educação pública, gratuita e de qualidade. Uma luta que se trava em cada escola secundária, em cada escola profissional, em cada faculdade, uma luta marcada pela resistência e conquistas.

Saudamos os jovens trabalhadores e a sua luta contra a precariedade e pelo trabalho com direitos, saudamos todas e cada uma das suas vitórias conquistadas a pulso nas empresas e locais de trabalho. Saudamos o movimento juvenil e a luta da juventude pela cultura, desporto, associativismo, habitação, por aquilo que é nosso. Uma luta que contribuiu para derrotar o governo PSD/CDS. Uma luta que só ela é capaz de abrir caminho para avanços e melhorias das condições de vida da juventude.

Nada nos será oferecido e também não abdicaremos daquilo a que temos direito.

É com a luta que lá vamos. Cabe à JCP o papel na discussão e preparação da luta organizada, pelos direitos e aspirações da juventude portuguesa. Estamos empenhados e quanto mais fortes formos mais luta se desenvolverá.

«Mais JCP, mais luta, Avante com Abril», a campanha de reforço da nossa organização. Mais JCP para um PCP mais forte. Contribuir para que o PCP cada dia que passa se afirme cada vez mais como o Partido da juventude, o Partido do presente e do futuro.

Temos orgulho de ser a organização de juventude do Partido Comunista Português, orgulho na história do nosso Partido, e assumimos com uma imensa alegria toda a responsabilidade de continuar a viver e a lutar. Aqui estamos para o que der e vier.

Encontrámos o Partido, tornámo-nos comunistas, e ainda não acabámos!

Com os olhos no futuro, lutamos no presente. Somos a organização revolucionária da juventude portuguesa! Ao momento que atravessamos, respondamos com mais jovens organizados e conscientes de que a única alternativa é aquela que propomos e construímos diariamente nas escolas, nas empresas e na rua. Com o peito a transbordar de alegria e de força, saímos da Festa reforçados para intervir e transformar!

  • Central
  • Festa do Avante
  • JCP