Debate sobre "Reforma da PAC 2013-2020: Perigos para as produções nacionais"

Debate sobre

Com a presença de representantes da Esquerda Unida, de Espanha, do Sinn Fein, da Irlanda e de diversas organizações nacionais convidadas, o PCP e o o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, promovem hoje em Espinho um debate sobre a “Reforma da PAC 2013-2020. Perigos para as produções nacionais”.

Esta reforma será concretizada, por um lado, num quadro de forte pressão sobre os rendimentos dos pequenos e médios agricultores, vítimas do aumento especulativo dos preços dos factores de produção, por um lado, e o esmagamento dos preços pagos à produção, por outro. Simultaneamente, os pequenos e médios agricultores portugueses vêem-se confrontados com os perigos de acordos de comércio com países terceiros que condicionam a actividade agrícola nos países da União, assim como com o fim de instrumentos de regulação dos mercados, designadamente as quotas de produção de leite e os direitos de plantação de vinha.
Sendo certo que é necessária uma reforma da PAC, esta comporta riscos e perigos para as produções nacionais e para a soberania alimentar de cada país e de cada povo.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central
  • Parlamento Europeu