Pergunta ao Governo

Problemas de segurança na freguesia de S. Jorge do Selho/Pevidém, Guimarães

Problemas de segurança na freguesia de S. Jorge do Selho/Pevidém, Guimarães

Há muito que esta área do concelho de Guimarães reclama uma melhor cobertura pelas forças de segurança. A continuação de um elevado número de assaltos e outras acções criminosas cria grande intranquilidade na população. Um dos últimos acontecimentos foi a tentativa de assalto por esticão da própria Presidente da Junta de Freguesia de S. Jorge do Selho, no passado dia 1 de Março.
Depois da última reorganização, a zona ficou entregue à GNR, que ficou com a segurança nas freguesias de Candoso, S. Martinho , Pencelo, Selho - S. Sebastião, Selho - S. Jorge, Selho - S. Lourenço, a partir do Quartel em S. Torcato. Mas 43 agentes para cerca de 65 mil habitantes e 30 freguesias é manifestamente pouco. A Presidente da Junta de Freguesia tem a opinião que, no quadro das disponibilidades existentes, há um enorme esforço e trabalho da GNR para responder à situação, e um óptimo entendimento com o comandante da GNR, mas é uma evidência a insuficiência dos meios. Por exemplo, a mudança de uma patrulha com veículo significa a ausência de qualquer presença de forças na área durante cerca de duas horas.
O problema tem sido colocado no Conselho Municipal de Segurança.
A reclamação há muito colocada é a da necessidade de um Posto Fixo da GNR em Pevidém, que assegure uma presença contínua das forças de segurança.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Administração Interna me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que avaliação faz o Ministério da Administração Interna da situação de segurança na referida área do concelho de Guimarães?
2. Para quando se prevê a instalação de um Quartel da GNR na área, nomeadamente na vila de Pevidém?
3. Que reforços de agentes da GNR estão previstos no curto prazo, permitindo outra disponibilidade de recursos humanos na área do concelho de Guimarães?

  • Segurança das Populações
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo