Visita à 39.ª Ovibeja

É possível e o PCP continuará a lutar para garantir a soberania alimentar

O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, visitou, este sábado, a 39.ª OviBeja, onde se encontrou com produtores locais e discutiu a situação actual da produção agrícola em Portugal.

Durante a visita, Paulo Raimundo destacou a importância da soberania alimentar e afirmou que o PCP não desistirá desse caminho. Ressaltou a necessidade de romper com uma política de direita escolhida pelos partidos PS, PSD, IL e CH em Portugal e com a Política Agrícola Comum (PAC) escolhida pela União Europeia.

O Secretário-Geral do PCP defendeu a implementação imediata de medidas de apoio aos agricultores para fazer face aos custos dos factores de produção e aos impactos da seca, para os quais o Grupo Parlamentar apresentará, no início da próxima semana, um Projecto de Resolução na Assembleia da República.

Paulo Raimundo reafirmou a necessidade de reprogramar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) com vista a ligar os apoios à produção, aumentar os apoios aos pequenos e médios agricultores e simplificar os processos de candidaturas e de garantir o escoamento dos produtos a um preço justo para os agricultores.

No final da visita, Paulo Raimundo transmitiu confiança aos produtores presentes na OviBeja, reiterando que é possível encetar o caminho da soberania alimentar e que o PCP continuará a lutar por essa causa.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central