Posições Políticas

Sessão Evocativa do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral

Em nome do Partido Comunista Português quero saudar todos os presentes, deixar um agradecimento particular aos artistas e a todos os intervenientes no acto cultural a que tivemos o privilégio de assistir  nesta sessão evocativa, no momento em que se assinalam  amanhã, 12 de Setembro, 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral.

Uma saudação aos representantes diplomáticos dos estados Angolano, Cabo-Verdeano, Chinês, Cubano, Moçambicano e de Timor-Leste, que muito nos honram com a sua presença.

O que aconteceu em Vale de Judeus é consequência da falta de investimento no sistema prisional

O Governo, como é reconhecido, reagiu tarde, demasiado tarde a esta questão, e devo reconhecer a enorme gravidade do ocorrido no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.

As demissões já verificadas são uma consequência natural da gravidade desses factos, e é evidente que agora impõe-se que sejam apuradas todas as responsabilidades em todos os níveis. Naturalmente, as forças e serviços de segurança devem fazer o seu trabalho para recapturar os reclusos evadidos.

No Orçamento do Estado para 2025 não constarão as respostas aos problemas que afectam a vida dos portugueses

Na reunião com o Governo o PCP expressou a sua oposição à política do Governo, que a combaterá e afirmou as soluções que são necessárias para melhorar as condições de vida, para garantir direitos e para o desenvolvimento do País.

A pedido de vários Órgãos de Comunicação Social, sobre a fuga de prisioneiros do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus

O PCP considera que o ocorrido revela falhas graves de segurança que importa apurar em toda a sua extensão que confirmam os alertas do PCP e as iniciativas que ao longo dos anos apresentou, seja sobre a necessidade de reforço do efectivo do corpo de guardas prisionais, seja sobre os necessários investimentos nas infraestruturas com vista a dotá-las com condições para cumprir o seu papel. Situação que torna ainda mais inexplicável o silêncio do Governo sobre este acontecimento e as medidas que urge adoptar.

A Festa do Avante!, é ela própria espelho dos valores de Abril

Camaradas e amigos,

Bem-vindos à 48.ª edição da Festa do Avante!. Festa que mais uma vez  se afirma como a maior iniciativa político-cultural neste País: Festa de Abril, festa  dos trabalhadores e do povo; festa da juventude; espaço de convívio, desporto, cultura, liberdade; festa de alegria e de fraternidade, de solidariedade e de intervenção. Festa de construção do futuro.

Contra a maré que o Capital quer impor, recusamos a injustiça, o ódio e a indiferença

Viva a Festa do Avante!

A Festa da alegria, da arte, da cultura e do desporto. A Festa da paz, da fraternidade e da igualdade, que a Juventude toma como sua e constrói com a medida dos seus sonhos.

Daqui saudamos as centenas de jovens que erguem a Festa, em cada tubo, cada placa, cada cobertura ou mural pintado. Em cada documento, cada conversa e cada EP vendida. Em cada uma das milhares de tarefas que realizamos ao longo destes três dias para que todos possam desfrutar da terra dos sonhos.

Comício da 48.ª Festa do «Avante!»

Que bonita está esta Festa, construída a pulso por milhares de militantes e amigos do Partido e da Festa. 

Permitam-me uma palavra particular para a JCP e a juventude que aqui marcam forte presença e fazem sua, esta Festa que nas palavras de Álvaro Cunhal é “a maior, a mais extraordinária, a mais fraterna e humana, jamais realizada no nosso País”.

Sobre a situação das urgências de pediatria e obstetrícia

Não há médicos, não há urgências de obstetrícia abertas, não há urgências de pediatria abertas, não há urgências gerais abertas. Qual a solução das pessoas? É ir à saúde do privado. Na perspectiva do governo está tudo certo, na nossa perspectiva  está tudo errado.

A situação do SNS agravou-se e as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde agudizaram-se

A situação do Serviço Nacional de Saúde agravou-se e as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde agudizaram-se. Aí está a realidade a comprová-lo dia após dia!