Posições Políticas

Sobre envio de cartas pelos EUA a instituições do ensino superior portuguesas

O envio de cartas pelos EUA a instituições do ensino superior portuguesas constitui um flagrante desrespeito pela sua autonomia e pela soberania de Portugal, e constitui uma inaceitável ingerência nas decisões de instituições democráticas. Mais, o inquérito é revelador da concepção reaccionária da Administração Trump, reflecte a postura de quem se considera o dono do mundo e que lhes é devida vassalagem, o que é intolerável.

A desgovernação de PSD e CDS

Caros camaradas e amigos,

A governação de PSD/CDS ficou marcada por uma gigantesca operação de propaganda (que continua mesmo estando em gestão, não se coibindo de utilizar recursos do Estado para proveito do PSD e do CDS), com sucessivos anúncios, para esconder a ausência de resposta aos problemas do povo e do País. Mas a ação do Governo não foram só anúncios para iludir o povo.

O nosso compromisso é uma política patriótica e de esquerda: corajosa perante os grandes interesses e em que os trabalhadores e o povo podem confiar

Apresentamo-nos nestas eleições legislativas com o valioso património de quem conhece os problemas dos trabalhadores, das populações e do País e faz deles, e das soluções para os ultrapassar, o conteúdo fundamental da sua actividade política em todas as frentes.

Apresentamo-nos como a força de palavra, que fala verdade e não vira a cara ao combate.

E foi o que fizemos, desde o primeiro dia, com o actual Governo PSD/CDS e a sua política submissa aos grandes interesses.

Defender os interesses nacionais perante a imposição das tarifas e a agenda imperialista e reaccionária dos EUA

1. A decisão da Administração Trump de impor uma subida agravada das tarifas aduaneiras, constitui uma acção sem precedentes de coerção económica sobre o resto do mundo.  

Octávio Pato foi um dirigente comunista com uma vida de coragem dedicada à causa revolucionária e um incansável construtor do Partido

Uma saudação a todos os que marcam presença nesta sessão que evoca Octávio Pato, um dos mais destacados dirigentes comunistas, construtor do Partido, lutador pela liberdade, a democracia e o socialismo. 

Permitam que dirija uma particular saudação à sua família, em particular aos seus filhos Álvaro, Isabel, Rui, João e Ana, à Paula, que foi sua companheira, e ainda aos seus netos e restantes familiares aqui presentes.

É urgente pôr fim à promiscuidade entre o poder político e o poder económico e à corrupção que lhe está aliada

Gostaria de enviar uma forte saudação a esta Assembleia, a todos vós que contribuíram para o seu sucesso, neste que é um importante momento da nossa vida partidária e de grande significado para as gentes do Distrito.

Abertura da XII Assembleia da Organização Regional de Braga

Camaradas,

Começo por saudar os delegados à 12.ª Assembleia da Organização Regional de Braga e todos os camaradas que participaram no processo preparatório que nos trouxe até aqui. Realizamos 19 assembleias electivas nos 14 concelhos e sectores e um conjunto de reuniões de organismos regionais e concelhios. 

Por uma escola e uma juventude com direitos

Por uma escola e uma juventude com direitos. Foi este o mote da visita do Secretário-Geral do PCP Paulo Raimundo à Futurália. 

Acompanhado de uma delegação de dirigentes da JCP, Paulo Raimundo ouviu de estudantes presentes a reclamação contra as propinas, sublinhando o impacto da participação de milhares de estudantes na manifestação nacional de Estudantes do Ensino Superior, na passada segunda feira, Dia Nacional do Estudante. 

CDU divulga primeiros Candidatos às Eleições para a Assembleia da República de 2025

Círculo Eleitoral de Setúbal

Paula Santos

44 anos

Licenciada em Química Tecnológica

Deputada do PCP à Assembleia da República desde a XI Legislatura. É presidente do Grupo Parlamentar do PCP.

Eleita na Assembleia Municipal do Seixal.

Membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e Cooperação.