Posições Políticas

Teses – Projecto de Resolução Política

O XXII Congresso do Partido é um momento de reflexão colectiva relativamente à evolução da situação nacional e internacional, de avaliação das condições de luta que os trabalhadores e o Povo português enfrentam, sobre o Partido, o reforço da organização, da intervenção e iniciativa partidária, e de definição das principais orientações e tarefas futuras.

PCP lança acção nacional «Aumentar salários e pensões. Para uma vida melhor»

A acção nacional do PCP «Aumentar Salários e Pensões.

PCP solidário com a luta dos médicos pela melhoria das condições de trabalho e em defesa do SNS

Presente na concentração de médicos em frente ao Ministério da Saúde, Paulo Raimundo expressou o apoio do PCP à luta dos médicos e da FNAM, que se manifestaram por condições de trabalho justas e por um Serviço Nacional de Saúde capaz de dar resposta e que faça pelos utentes o que nenhum grupo privado alguma vez fará.

PCP recebe ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias

O PCP recebeu uma delegação da ANAFRE que apresentou as conclusões do seu Congresso e entregou o caderno reivindicativo. Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, destacou o papel essencial das freguesias na vida das populações, realçando o trabalho incansável dos eleitos.

O PCP condena a escalada de agressão no Líbano

O PCP condena firmemente a escalada de guerra de Israel contra o Líbano que, visando uma vez mais o povo libanês, é inseparável do genocídio que o governo sionista israelita está a praticar contra o povo palestiniano na Faixa de Gaza e na Cisjordânia e ameaça incendiar todo o Médio Oriente.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 21 e 22 de Setembro de 2024

Uma primeira palavra de reafirmação de solidariedade para com os atingidos pelos brutais incêndios que assolaram o País.

Temos direito à cidade, Lisboa precisa de mais CDU

Permitam-me uma palavra de solidariedade para com as populações, as forças de segurança, da Protecção Civil, em particular aos bombeiros, que enfrentaram uma dramática situação com os incêndios que devastam o País, em particular na zona Centro e Norte.

Este é o tempo de projetarmos um futuro diferente para Lisboa

I

Há um ano fizemos um comício aqui bem perto, no Largo José Saramago. Estávamos então a meio do mandato autárquico e dissemos que esse era o tempo não só para se fazer um balanço, mas também para ganhar balanço. 

Fazer um balanço, quer dizer: olhar para o estado da cidade, para os impactos da gestão PSD/CDS e prestar contas do trabalho feito pela CDU.

A CDU é o espaço de convergência de todos os que não desistem de lutar pelo direito à cidade

Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes» dirijo uma saudação especial a todos vocês, ao Partido Comunista Português, à Associação Intervenção Democrática e a todos os independentes, a todos os que contribuem para a afirmação e a valorização da CDU.

Uma saudação especial ao nosso primeiro candidato, João Ferreira, com quem temos tido o prazer e a honra de partilhar muitas acções por melhores condições de vida.

Declaração do PCP sobre incêndios florestais

O fogo voltou a lavrar em Portugal, particularmente no Centro e Norte do País com uma intensidade e dimensão dramáticas.

Reafirmamos o pesar pelas vítimas mortais, designadamente pelos bombeiros que faleceram no cumprimento da sua missão cívica, prestamos a solidariedade a todos os atingidos.