Posições Políticas

Comunicado do Comité Central do PCP de 10 de Fevereiro de 2026

O Comité Central do PCP, reunido a 10 de Fevereiro de 2026, analisou os resultados da segunda volta das eleições para Presidente da República e as suas incidências mais imediatas na situação política nacional. O Comité Central do PCP dirigiu às populações afectadas pelo mau tempo e as tempestades a sua solidariedade.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 10 de Fevereiro de 2026

O elemento mais significativo da segunda volta das eleições para Presidente da República é a expressiva derrota e  rejeição da candidatura de André Ventura, que assume ainda maior significado quando ao longo dos últimos anos foi amplamente promovido.

Sobre os resultados da segunda volta das Eleições para Presidente da República

O PCP saúda todos os que hoje exerceram o seu direito de voto, dando expressão a uma significativa participação nas eleições, e endereça uma palavra de solidariedade a todos os que o fizeram em condições particularmente difíceis devido às consequências das intempéries.

Sobre a declaração do Primeiro-Ministro em reposta aos impactos da tempestade

O facto de o Governo não reconhecer os atrasos na resposta às populações e afirmar que está a responder com toda a celeridade revela que não tem consciência da real situação no terreno e condiciona a resposta que deveria estar a ser dada.

Secretário-Geral visita zonas afetadas pela tempestade no concelho da Marinha Grande

O Secretário-Geral do PCP deslocou-se à Marinha Grande para acompanhar de perto a situação das populações e das instituições afectadas pela recente tempestade.

No Centro de Trabalho do PCP, que chegou a assegurar cerca de 400 refeições por dia, foi possível constatar uma forte mobilização solidária, com o contributo de voluntários, muitos deles sem filiação partidária.

Sobre as medidas anunciadas pelo Governo face aos impactos da tempestade Kristin e do mau tempo

As medidas anunciadas hoje pelo Governo, cinco dias depois da tempestade Kristin atingir o centro do país, são incompreensivelmente tardias e claramente insuficientes. As populações e autarquias ficaram demasiado tempo entregues a si próprias. Ainda há locais onde essa ajuda não chegou. Há centenas de milhar de pessoas ainda sem electricidade, e nem o Governo nem a empresa eRedes assumem um prazo para a reposição de energia.

Não à agressão dos EUA! Solidariedade com Cuba!

O PCP denuncia e condena veementemente a escalada de agressão dos EUA contra Cuba, que constitui uma afronta aos princípios da Carta das Nações Unidas e ao direito internacional.

Sobre os impactos da tempestade Kristin e as medidas necessárias e urgentes a adoptar

1. Depois dos brutais impactos da tempestade (Kristin) que ontem atingiu o País - e que ocorreram no meio de vários dias de forte temporal que, aliás, continua – é necessário que o Governo active todos os meios ao seu dispor, seja para acudir de forma célere às necessidades mais urgentes das populações, seja para identificar vítimas e a dimensão dos estragos provocados, seja ainda para repor e reconstruir equipamentos e infraestruturas, habitações e capacidade produtiva (agricul

Sobre os impactos da tempestade Kristin e as medidas necessárias e urgentes a adoptar

Mais uma vez, reiterar as condolências e a solidariedade para com as famílias, as pessoas e as populações que estão a enfrentar este drama que estamos a viver. Talvez seja por aqui que devamos começar: as populações, ou pelo menos uma parte delas, continuam ainda sem água, sem luz e sem comunicações, e essa é a grande urgência a resolver.

Outro rumo para o País. Rejeitar o Pacote Laboral, a exploração e as injustiças

A vida continua difícil para a maioria de quem trabalha, para a juventude e para quem trabalhou uma vida inteira, mas o quadro mediático e político está marcado pelas eleições para Presidente da República.