Ontem, duas centenas de pessoas concentraram-se na freguesia de Gaio-Rosário, concelho da Moita, contra a intenção do Governo de extinguir freguesias.
As intervenções de eleitos de diversas forças políticas, e também do movimento associativo, sublinharam a importância da existência das Juntas de Freguesia para a resolução dos problemas da população. Nuno Cavaco, Presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e do movimento "Freguesias Sim" afirmou que a extinção de freguesias constituiria um enorme prejuízo para as populações, já que promovem um insubstituível serviço público de qualidade e de proximidade.
João Lobo, Presidente da Câmara Municipal da Moita, encerrou o conjunto de intervenções, afirmando o enorme erro que constituiria a extinção das freguesias, nomeadamente no concelho da Moita, onde após o 25 de Abril, num processo amplamente democrático se constituíram três novas freguesias. Terminou, prestando em nome de toda a Câmara Municipal a solidariedade às Freguesias de Sarilhos Pequenos e do Gaio - Rosário e seus habitantes.