Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,
Senhores membros do Governo
Depois de mais de vinte anos em que o PCP propôs e lutou por passes mais baratos para todos os transportes, a medida foi aplicada. Depois de tantos anos em que o PCP defendeu o passe gratuito para jovens e para pessoas a partir dos 65 anos, é anunciada agora a aplicação parcial da gratuitidade para jovens.
Senhores Deputados, mais uma vez está à vista: as propostas do PCP fazem mesmo toda a diferença para a vida das pessoas! Mas também está à vista que só muito a custo com muita luta se consegue que estas medidas avancem.
O PCP orgulha-se de estar na origem dessa que foi uma das opções mais importantes de promoção do transporte público e de alcance ambiental. Mas desde o primeiro momento alertamos: os problemas estão muito longe de estar resolvidos!
É preciso baixar mais o preço dos passes – propomos a redução para 20 euros no passe metropolitano e regional.
É preciso que a gratuitidade do passe seja para todos os jovens, mesmo que não estudem no ensino superior.
É preciso travar novos aumentos nos transportes.
E desde logo é preciso investir substancialmente no reforço da oferta para que haja mais transportes!
A falta de transporte público é um problema real, é um problema grave – e não teve, nem está a ter, a resposta que se impunha, porque o Governo PS não quis ouvir os trabalhadores dos transportes, os utentes dos transportes, e rejeitou as propostas do PCP que traziam as soluções para esses problemas. Não foi por azar: foi por opção!
E este Governo e esta maioria, que tiveram todas as condições para decidir as medidas necessárias, têm de assumir a responsabilidade pelas suas opções nesta matéria. Voltamos a lembrar: quando faltam os transportes dia após dia, as pessoas não apanham as “contas certas” de manhã para irem trabalhar!
Mas quem antes tomou as opções erradas, pode daqui para a frente tomar as opções certas!