Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

O PCP saúda a vitória de Gustavo Petro nas eleições presidenciais na Colômbia

A vitória nas eleições presidenciais da Colômbia de Gustavo Petro, o candidato da coligação progressista Pacto Histórico, reveste-se de um grande significado político. A derrota dos candidatos da tenebrosa oligarquia colombiana e do imperialismo norte-americano representa a derrota do “uribismo”, um sistema de poder criminoso, que há décadas transformou a Colômbia num paraíso do narcotráfico e numa plataforma de agressão dos EUA contra os povos da América Latina e, nomeadamente, contra a Venezuela bolivariana.

Na sequência de décadas de corajosas lutas populares, em que muitos milhares de colombianos pagaram com a vida a sua resistência face a uma violenta repressão e o seu combate pela liberdade, a justiça e o progresso social, abre-se finalmente a perspectiva de concretização das mais justas aspirações dos trabalhadores e do povo colombiano, nomeadamente a concretização dos Acordos de Paz de Havana.

O resultado alcançado pelo Pacto Histórico representa não só uma vitória para o povo colombiano, como para a luta dos povos da América Latina pelos seus direitos e soberania.

Saudando Gustavo Petro pela sua eleição como Presidente da Colômbia o PCP saúda simultaneamente o Partido Comunista Colombiano e demais forças participantes do Pacto Histórico e reafirma-lhes a solidariedade dos comunistas portugueses perante quaisquer tentativas de pôr em causa a sua histórica vitória eleitoral e política e para com a sua acção em prol da democracia, do progresso social e da paz

>
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • América Latina
  • Colômbia
  • EUA
  • Imperialismo