A Epidemia que enfrentamos coloca muitas exigências ao SNS, porque ao mesmo tempo que foi necessário adotar medidas excecionais para tratar dos doentes com covid 19, o SNS tem a responsabilidade de assegurar os cuidados de saúde aos doentes com outras patologias.
Este orçamento Suplementar fica muito longe do que é necessário para responder às exigências que se colocam.
- Simultaneamente, combater o coronavírus, recuperar a actividade suspensa e manter a actividade regular.
- Converter os contratos dos trabalhadores contratados no âmbito do combate à Epidemia, para contratos com vínculo efectivo.
- Aumentar a capacidade instalada em camas de agudos e cuidados intensivos.
- Reforçar o SNS com mais profissionais de saúde em particular os meios humanos, técnicos e profissionais na área da saúde pública.
Este Orçamento Suplementar destina mais de 80% da verba para Aquisição de bens e serviços, 15% para Investimento e, podemos dizer 0% para Despesas com pessoal!!
• É com esta verba que tem inscrita no O.S. que vai reforçar o SNS, Sr. Ministro? É com 0,04% que se Reforça o SNS em recursos humanos do SNS e com uma verba tão reduzida em investimento que vai responder à atividade suspensa?
• Qual o compromisso que assume em relação aos trabalhadores da saúde? Garante que os trabalhadores contratados a prazo serão integrados no SNS?
Não se trata de um “cheque em branco” mas antes um “cheque careca”
• O Governo garante que a resposta às necessidades de saúde dos utentes será através do Serviço Nacional de Saúde, com o reforço da sua capacidade e não vai transferir a prestação de cuidados para os grupos privados? Ou o Governo o que pretende é transferir mais uns milhões para os bolsos dos grupos económicos que operam no negócio da doença?
Os Portugueses sabem que é com o SNS que podem contar!
Com este orçamento o Governo não conta com o SNS!
Os Portugueses sabem que sem o SNS para todos nós, esta epidemia, seria uma ruína e um desastre!
O SNS é o caminho que melhor serve os interesses do País e dos portugueses.