Pergunta ao Governo N.º 639/XV/1

Indisponibilidade do SEF para o atendimentos aos cidadãos

São já muitas as situações que têm chegado ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP de cidadãos que não conseguem ver os seus problemas resolvidos junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Uma das últimas é relativa ao funcionamento do SEF no Algarve, designadamente em Faro e em Portimão, com vista à obtenção de residência temporária em Portugal de uma cidadã brasileira que, inclusive, tem já contrato de trabalho no nosso País.

Assim, no SEF em Faro (loja do cidadão) foi-lhe transmitido que só se procederia ao seu atendimento depois de o agendar por telefone. Ora, da gravação telefónica só se escuta “pedimos desculpa mas não nos é possível atender a chamada, por favor tente mais tarde”. Os números são 965903700 e 217115000.

No SEF em Portimão é transmitido o mesmo. O agendamento só pode ser feito por telefone e sem qualquer êxito.

A justificação dos serviços perante os cidadãos é a de que “só estão a atender com 2 anos de atraso” justificado com o facto de “terem 1 800 processos em curso”.

Tendo em conta a necessidade de regularização dos cidadãos estrangeiros a trabalhar em Portugal e a execução na sua plenitude da Lei, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis solicita-se a V.Exª que possa remeter ao Governo, através do Senhor Ministro da Administração Interna, as seguintes questões:

-Quais são os problemas de funcionamento das delegações do SEF nas delegações de Faro e de Portimão relativamente aos processos de cidadãos estrangeiros a residir a Portugal;

-Que medidas concretas já tomadas ou estão ser tomadas para que a celeridade que se impõe nestas circunstâncias e os prazos previstos na Lei possam ser integralmente cumpridos?

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