A Direcção da Organização Regional de Évora do PCP (DOREV) saúda a vitória de Évora, a Capital Europeia da Cultura e por seu intermédio a toda a região e aos Alentejanos, reafirmando a confiança de todos aqueles que acreditaram neste processo.
A DOREV do PCP destaca a enorme qualidade e diferenciação desta candidatura, a sua originalidade, ligação profunda às raízes, à história e à vida, respeitando a história sempre com os olhos postos no futuro.
Valorizamos o processo, destacamos o trabalho da Comissão Executiva, da Equipa de Missão e particularmente da Câmara Municipal de Évora na condução deste processo.
Destacamos o apoio crescente sentido no concelho e na região, da adesão de instituições e das mais diversas expressões culturais, assim como de organizações internacionais.
Este importante projecto estruturante para o desenvolvimento de Évora e do Alentejo não está desligado da visão que a Cultura deve assumir para o desenvolvimento e crescimento humano e da sociedade enquanto pilar da democracia.
O PCP reafirma que a justa vitória celebra igualmente o papel de destaque que a cultura, as estruturas, as associações, os criadores e as gentes da cultura em geral e este povo alentejano sempre assumiram desde o 25 de Abril de 1974 no projecto de desenvolvimento deste território.