O PCP promove a realização de dois murais colectivos de azulejos, com a concepção artística de Miguel Januário, em Lisboa – junto à Estação do Rossio – e no Porto – junto à Estação de Campanhã.
Sob o mote “Cumprir”, desafiamos personalidades de diversas áreas de intervenção bem como a população em geral, a conceber um azulejo que ilustre o desígnio de projectar os Valores de Abril e, desde logo, cumprir a Constituição da República Portuguesa, numa dinâmica que é, em si mesmo, um espelho da construção colectiva, de massas, da Revolução e das suas conquistas.
Para a construção destes objectos artísticos, terão lugar oficinas abertas, a primeira das quais na Festa do Avante!, após a qual se seguirão oficinas em Lisboa e no Porto.
Os murais são ofertas do PCP às cidades de Lisboa e do Porto, articuladas com as respectivas Câmaras Municipais, e pretendem ser uma afirmação de liberdade, democracia e progresso, valorizando ainda esse elemento relevante do nosso património.
O projecto deverá estar concluído no início de 2024.
Miguel Januário nasceu no Porto em 1981. É Licenciado em Design de Comunicação e doutorando em Design na FBAUP. Foi colaborador do espaço de intervenção cultural Maus Hábitos e diretor artístico da Ivity Brand Corp. Actualmente é Head of Art for Sustainability no CEiiA e é representado pela galeria Underdogs. Milita no PCP. É o autor do '±MaisMenos±’, um projeto de intervenção que se tornou uma referência nacional e internacional de arte urbana.