As eleições e os critérios da escolha
No dia 9 de Junho serão eleitos os deputados ao Parlamento Europeu. Portugal elege apenas 21 dos 720 deputados que compõem o Parlamento Europeu, o que torna ainda mais importante a eleição criteriosa de quem sirva os interesses do povo e do País.
O compromisso político que a CDU assume e a lista de candidatos que hoje apresentamos mostram que há razões fortes para o voto na CDU.
Dê o povo mais força à CDU e aqui estão as mulheres e os homens prontos e preparados para assumir a responsabilidade de dar mais força à voz do povo no Parlamento Europeu.
Razões fortes para o voto na lista da CDU
Encontramos nesta lista da CDU militantes do Partido Comunista Português, do Partido Ecologista «Os Verdes», membros da Associação Intervenção Democrática, independentes sem filiação partidária. Encontramos mulheres, homens, gente mais jovem e menos jovem, gente do litoral e dos centros urbanos mas também gente do interior e do mundo rural.
Esta lista da CDU dá expressão destacada ao mundo do trabalho e aos combates que nele se travam, à agricultura e ao mundo rural, às pescas, à indústria, à realidade das micro e pequenas empresas. Aqui se encontra gente da saúde, da educação, da cultura, da ciência.
Na sua diversidade e composição heterogénea, na sua origem social e geográfica diversa, na multiplicidade de experiências de vida destes candidatos encontramos elementos comuns de ligação à vida nacional nas suas mais diversas expressões, encontramos candidatos reconhecidos pelos trabalhadores e as populações pela intervenção destacada que assumem na luta em defesa dos seus direitos e aspirações.
Em tempos de tanta descrença, dúvida e incerteza o povo precisa de gente em quem possa confiar. Esta lista da CDU dá resposta a essa inquietação.
Temos nesta lista de candidatos da CDU gente que dá confiança e que é de confiança.
São mulheres e homens que dão confiança pelo compromisso que assumem com o povo na defesa dos seus direitos, das suas condições de vida, do direito a um caminho de desenvolvimento, de uma política que harmonize o desenvolvimento e a natureza garantindo um ambiente ecologicamente equilibrado, na afirmação da soberania nacional. Uma lista de gente comprometida com a defesa de quem trabalha, que luta por uma repartição mais justa da riqueza por quem a produz, que assume papel destacado na batalha por um Portugal democrático e desenvolvido numa Europa de paz, soberania, progresso social e cooperação entre todos os povos.
Temos uma lista da CDU de gente que é de confiança pelo seu percurso, pela proximidade e conhecimento dos problemas nacionais, pelas provas dadas de trabalho e dedicação nas mais variadas áreas e sectores da vida nacional. Gente de confiança que recusa benefícios e privilégios e que não enriquece com os mandatos para que é eleita.
Factor de ânimo para a campanha que iremos realizar
Esta lista é um motivo de confiança para o voto na CDU e será certamente um factor de ânimo para a campanha eleitoral que iremos realizar.
Com os candidatos que hoje apresentamos e com muitos milhares de militantes e activistas da CDU construiremos o nosso resultado eleitoral da forma como ele tem de ser construído, com uma campanha eleitoral de contacto directo com os trabalhadores e as populações, esclarecendo, informando e mobilizando para o voto na CDU.
Estando em causa a vida do povo e do País e o seu futuro, esta terá de ser uma batalha eleitoral integrada nas lutas do dia a dia, pelos salários e as pensões, pela habitação, a saúde, a educação, pela produção nacional, pelo emprego.
Combatendo a desinformação, a propaganda do medo, das discriminações, do racismo e do ódio, faremos uma campanha eleitoral para alargar consciências e juntar forças em defesa da democracia, da solidariedade, do progresso e da justiça social.
Contrariando as teses de que não há alternativa à exploração, às desigualdades, à submissão do País às imposições da União Europeia e ao Euro faremos da campanha eleitoral um espaço de afirmação da alternativa que existe, do caminho de desenvolvimento soberano que é possível fazer para construir um futuro melhor e mais justo.
Demonstraremos com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que há força em Portugal para concretizar essa alternativa e que ela se constrói com a força da CDU.
A confiança do trabalho realizado
Sabemos das dificuldades e dos perigos que o povo e o País enfrentam. Por isso mesmo vamos travar esta batalha eleitoral com a confiança que nos dá o trabalho realizado durante décadas pelos nossos deputados no Parlamento Europeu, incluindo o trabalho realizado nos últimos cinco anos.
"Contigo todos os dias - A tua voz no Parlamento Europeu" não foi apenas um lema, foi uma síntese bem conseguida que caracteriza a acção e a iniciativa política dos nossos deputados no Parlamento Europeu.
A nossa voz foi efectivamente a voz dos trabalhadores e do povo no Parlamento Europeu e a nossa luta foi a luta pela democracia, pela igualdade, pela soberania e pelo desenvolvimento.
Foi a CDU que deu voz a quem precisou de ter uma voz em sua defesa. E o trabalho da CDU destaca-se pela sua quantidade e qualidade mas também pela proximidade com que foi realizado em relação aos problemas nacionais e a quem os sofre, pela forma como revela a estreita relação que há entre as decisões tomadas ao nível do Parlamento Europeu e das demais instituições da União Europeia e as suas consequências e impactos negativos na vida do povo e do País.
O trabalho realizado pelos nossos deputados no Parlamento Europeu é um trabalho que nos orgulha e que nos distingue de outras forças políticas.
O caminho que há a fazer é o do reforço desse trabalho e das lutas a travar no Parlamento Europeu com mais força à CDU.
É com a força que o povo nos dá que nos batemos em sua defesa.
A força que o povo der à CDU será aquela que determinará a força com que no Parlamento Europeu se fará ouvir o povo português, a sua luta pelo futuro, a sua exigência de uma vida melhor.
A força que o povo der à CDU será aquela que determinará a força com que será possível apontar o rumo para uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos.
A CDU apresenta-se a estas eleições com um património de trabalho, coerência, seriedade e honestidade que deve ser afirmado e valorizado como elemento cujo valor próprio nos distingue do lamaçal de interesses e promiscuidades em que outros frequentemente transformam a política.
As mulheres e os homens que o povo eleger como deputados desta lista da CDU que hoje apresentamos serão aqueles com que nos próximos cinco anos poderão contar para os defender, para fazer ouvir a sua voz.
Os portugueses sabem que as lutas que travamos no Parlamento Europeu são aquelas que travamos ao seu lado todos os dias.
Os portugueses reconhecem o valor da CDU pelo trabalho que fazemos, por saberem de que lado estamos no combate às desigualdades, às injustiças.
Os portugueses sabem a diferença que faz a CDU e sabem que não nos misturamos nem confundimos com quem defende os grandes grupos económicos, as opções da política de direita e a submissão às imposições da União Europeia.
Os portugueses reconhecem na CDU a força que se bate pela alternativa e luta por uma Europa de paz, soberania, progresso social e cooperação entre todos os povos.
Mesmo que os tempos não pareçam de feição para as legitimas aspirações dos povos, na CDU continuaremos a dar o exemplo de quem não vira a cara à luta.
Havemos de dar o exemplo de quem sabe que só lutando se podem marcar no calendário da História dias como o 25 de Abril.
Se hoje estamos a comemorar os 50 anos do 25 de Abril é porque houve quem por ele lutasse sem saber quando chegava.
"Sempre contigo, para o que der e vier" não é apenas um lema, é a afirmação determinada dessa mesma força de lutar para vencer, mais cedo que tarde.
Viva o 25 de Abril!
Viva a CDU!