Exm. Senhor
Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde
Hoje foi tornado público que as crianças com doença oncológica acompanhadas pelo Hospital de S. João, Porto, realizam as sessões de quimioterapia em corredores.
Numa declaração pública, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João assumiu que os problemas não se restringem à situação acima descrita, mas são extensivos à “unidade do Joãozinho”. Importa dizer que é para esta unidade que as crianças “são encaminhadas quando têm de ser internadas”, unidade que “funciona há quase dez anos em contentores”.
Na conferência de imprensa, o Presidente da instituição referiu que “não fica descansado com a resposta dada pelo Ministro da Saúde [que as verbas seriam desbloqueadas em breve]”, na medida em que ouve esta “resposta há mais de três meses” e as verbas continuam bloqueadas e não se vislumbram as intervenções necessárias.
O PCP considera que esta situação é inaceitável e por isso exige que sejam prestados todos os esclarecimentos.
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PCP requer, com carácter de urgência a presença do Ministro da Saúde na Comissão Parlamentar para debater esta situação, assim como para tratar dos investimentos em infraestruturas e equipamentos no Serviço Nacional de Saúde.
O Grupo Parlamentar requer ainda a presença do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João.