Camaradas delegados
Amigos e camaradas convidados
Em nome do Comité Central do Partido Comunista Português, saúdo a vossa presença no XXII Congresso do PCP.
Bem-vindos a esta cidade de Almada e à região de Setúbal que mais uma vez acolhe com muito orgulho e sentido de responsabilidade o órgão máximo do nosso Partido.
Esta saudação estende-se, através dos delegados aqui presentes, a todo o colectivo partidário, esta força que, ao longo dos 103 anos de vida do nosso Partido, se confirma como uma força imprescindível e determinante na luta transformadora ao serviço da classe operária e dos trabalhadores, ao serviço do povo e do país.
Queremos agradecer às entidades que, com o seu apoio, ajudam à realização deste XXII Congresso. Assim, o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Almada e aos seus trabalhadores, em especial aos do Pavilhão Cidade de Almada, pela sua colaboração e disponibilidade para a concretização deste Congresso. Um agradecimento igualmente às Câmaras Municipais do Seixal e de Setúbal, às Juntas da União de Freguesias Laranjeiro Feijó e à Junta de Freguesia de Corroios. Agradecemos ainda ao Clube Recreativo do Feijó, aos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, aos Bombeiros Mistos do concelho do Seixal e aos bombeiros Mistos de Amora.
Fazemos daqui uma saudação especial a todos os camaradas que com o seu trabalho militante participaram na última semana na implantação do nosso congresso neste magnifico pavilhão saudação extensível aos camaradas que asseguraram e asseguram, todos os aspectos de funcionamento, a reprodução de materiais a credenciação e o apoio aos delegados e convidados, o som, o vídeo, a segurança, os bares, as refeições, a limpeza, a bagageira, entre muitas outras tarefas, necessárias que nos permitirão realizar este grande Congresso.
Uma palavra de apreço também aos camaradas das organizações de Lisboa e de Setúbal que proporcionaram, em suas casas, alojamento para delegados de outras regiões do país, numa demonstração de solidariedade comunista.
Aqui estamos, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril e os 103 anos do nosso Partido, com muita alegria e uma grande confiança, contrariando os vaticínios negativos que se agudizaram desde o último congresso.
Camaradas,
Aqui estamos na defesa intransigente dos valores de Abril!
Na luta por uma sociedade mais justa, sem exploração do Homem pelo Homem!
Na construção da política alternativa patriótica e de esquerda que é a resposta às dificuldades do país.
Sabemos que os trabalhadores e o povo confiam no nosso Partido e neste Congresso e esperam que o Partido saia daqui mais forte para continuar a encontrar as respostas para a resolução dos problemas dos trabalhadores, do povo e do país.
Bom trabalho camaradas!
Viva o XXII Congresso
Viva a JCP
Viva o PCP