Camaradas, uma calorosa saudação dos comunistas do distrito de Leiria.
A preparação do XX Congresso no distrito de Leiria nesta 3ª fase com mais de 50 reuniões envolvendo cerca de 600 militantes, foi um amplo espaço de debate onde foi claro a identificação e o apoio dos militantes ao projecto de Resolução Política.
A situação social no distrito é marcada por graves problemas e injustiças, mas também pela luta de massas pela ruptura com a política de direita e por uma política patriótica e de esquerda.
Valorizamos por isso a luta dos trabalhadores que com determinação e firmeza se têm batido pelo aumento de salários, na defesa da contratação colectiva e no combate à precariedade na ESIP, Keyplastics, EUROPAC, Gallo Vidro, BA vidro, Santos Barosa, Atlantis, MapiCentro, entre muitas outras.
Valorizamos a luta contra a precariedade dos trabalhadores subcontratados do Centro Hospitalar do Oeste; dos professores em defesa de direitos laborais e da Escola Pública, dos trabalhadores da Administração Local e da Valorlis pelas 35 horas e pela valorização dos salários e carreiras, dos trabalhadores da Nazaré Qualifica contra os despedimentos ilegais.
É fundamental irmos mais longe no contacto regular com os trabalhadores e transformar cada local de trabalho num ponto da acção e luta organizada.
Valorizamos a luta dos agricultores em defesa da produção e do escoamento de produtos e a luta dos pescadores por um salário mínimo garantido e pela melhoria das condições a bordo.
Os comunistas têm estado na primeira linha em todas estas lutas e também na luta em defesa do Serviço Nacional de saúde no Bombarral, Peniche, C. Rainha, M. Grande, Leiria e Nazaré; contra o encerramento de escolas na Marinha Grande e em Peniche; em defesa do pequeno comércio em Leiria e Alcobaça; contra o encerramento das estações de correios e em defesa dos baldios em Pombal, pela despoluição e desassoreamento da Lagoa de Óbidos e pela requalificação e modernização da linha do Oeste.
Permitam-me referir ainda uma luta muito especial que foi vitoriosa!
Foi a luta que levou o Governo a recuar na intenção de concessionar a privados o Forte de Peniche. Mas foi apenas uma meia vitória.
Daqui afirmamos camaradas, que vamos continuar a luta até conseguirmos fazer da Fortaleza de Peniche um espaço de defesa dos valores da liberdade, da democracia e contra o fascismo!
A memória histórica e os valores de Abril assim o exigem!
Camaradas,
Temos 1300 militantes no Distrito de Leiria. Intervêm nos movimentos de massas, no poder local e nas tarefas de organização, entre outras.
Mas há muito trabalho a fazer na atribuição de tarefas regulares a cada camarada, e na integração de mais camaradas nos colectivos.
A estrutura orgânica é ainda insuficiente.
Apesar da criação de novas células, reactivação de outras e contactos com mais trabalhadores, estamos aquém das necessidades e das possibilidades na organização, na estruturação e no funcionamento do partido nas empresas e locais de trabalho.
Desde o último Congresso realizámos importantes iniciativas com centenas de camaradas em vários concelhos.
Recrutámos 130 militantes.
Avançámos ligeiramente na recolha de quotas.
Com a realização das Assembleias da Organização Regional, assembleias locais e concelhias foram responsabilizados quadros e criaram-se células e organismos onde estão integrados cerca de 300 militantes.
Estruturar o Partido, criar mais células de empresa e assegurar o seu funcionamento regular, criar organismos de base nas freguesias, criar células de reformados, avançar no recrutamento e na difusão e venda do Avante são direcções de trabalho prioritárias que assumimos com confiança para o reforço do Partido no distrito de Leiria.
Pela Democracia e pelo Socialismo.
Viva o XX Congresso do PCP!
Viva o PCP!