Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, Contacto com utentes da Unidade de Saúde Familiar da Alta de Lisboa

É urgente traçar caminhos concretos para a fixação de profissionais no SNS

''

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, esteve hoje no centro de saúde da Alta de Lisboa, onde os utentes aguardam desesperadamente consultas diárias desde as primeiras horas do dia. Pessoas doentes, algumas com mobilidade reduzida, outras idosas ou grávidas, permanecem ao frio em pé, aguardando consultas incertas.

Sublinhado o compromisso do PCP na defesa e reforço do SNS ao serviço dos utentes com a fixação e valorização dos seus profissionais, Paulo Raimundo afirmou que "Se alguém disser que resolverá as questões de um dia para o outro, está a mentir. É demagogia ou está a enganar. Estamos inseridos neste cenário de promessas diárias, onde podemos dizer o que quisermos. Não é viável resolver os problemas de um dia para o outro, mas é possível traçar um caminho para abordar essas questões.

Estamos aqui, neste momento, nestas condições meteorológicas, exatamente como todas as pessoas à espera de consulta, para abrir esses caminhos – é isso que estamos a fazer. E para alcançar isso, é crucial estabelecer profissionais, o que requer incentivos claros, respeito, valorização das carreiras e benefícios financeiros, incluindo um aumento salarial de 50% para médicos e enfermeiros, conforme propomos, juntamente com uma valorização de 25% no tempo de serviço. Estas medidas concretas e objetivas são necessárias e deveriam ter sido implementadas mais cedo.

Não podemos esquecer que, há dois anos, esta foi uma das questões fundamentais que nos levou a não apoiar o Orçamento de Estado. Tínhamos razão na altura, e continuamos a ter razão. Estas são medidas que precisam de ser resolvidas agora. Portanto, não adianta fazer proclamações ou promessas vãs; o que precisamos é de abrir caminhos concretos para resolver os problemas das pessoas.

A realidade tem demonstrado que isso só é possível através de um reforço eleitoral do PCP e da CDU, com mais votos e mais deputados. Sem esta condição, não há caminho possível a percorrer."

• Saúde
  • Central