Pergunta ao Governo N.º 2516/XII/2

Suspensão das obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, Concelho de Palmela, Distrito de Setúbal

Suspensão das obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, Concelho de Palmela, Distrito de Setúbal

A Escola Secundária de Pinhal Novo no Concelho de Palmela, encontra-se a funcionar em condições desadequadas para estudantes, professores e funcionários, devido à suspensão das obras de requalificação da escola da responsabilidade da Empresa Parque Escolar. As obras iniciaram-se em fevereiro de 2011, com conclusão prevista para maio de 2012, a decorrer em duas fases. A 1ª fase está concluída faltando apenas cerca de 50% da 2ª fase.
A suspensão das obras ocorreu já num momento muito adiantado e próximo da conclusão da última fase da empreitada. Da requalificação dos edifícios A, E e F depende a construção de salas para educação tecnológica e educação visual, quatro laboratórios de biologia/geologia e quatro laboratórios de física/química, indispensáveis para o cumprimento do programa curricular
e a requalificação dos espaços exteriores.
Atualmente os laboratórios funcionam em salas improvisadas, desapropriadas para esse fim, condicionando o desenvolvimento dos currículos das disciplinas de áreas laboratoriais Não há conhecimento das razões que levaram à suspensão das obras, dado que o Ministério da Educação e Ciência não informou nem a comunidade escolar, nem a Câmara Municipal de Palmela.
Sem respostas, a escola não sabe com o que contar para o próximo ano letivo, para poder preparar horários, turmas e atribuição de salas. A escola não sabe se fica mais um ano tudo como está, ou se as obras eventualmente reiniciar-se-ão.
No que está construído falta o fornecimento de alguns materiais, como mesas e cadeiras e equipar o auditório.
A conclusão das obras com brevidade é fundamental para garantir melhores condições de ensino aos estudantes, mais qualidade e assegurar o cumprimento dos planos curriculares, assim como, possibilitar melhores condições de trabalho aos docentes e funcionários. Permite ainda à escola receber mais turmas, descongestionando a Escola Básica José Maria dosSantos.
Reiteramos a oposição do PCP à criação da Empresa Parque Escolar. A realidade demonstrou que esta foi uma solução errada. Contudo, sempre entendemos necessário e urgente a requalificação e ampliação do parque escolar, mas assumidas diretamente por serviços tutelados pelo Ministério da Educação.
O Governo tem de resolver definitivamente o problema desta escola e tomar os procedimentos necessários para a conclusão das obras de requalificação.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Educação e Ciência, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Qual a razão que levou à suspensão das obras de requalificação da Escola Secundária do Pinhal Novo?
2.Que medidas vai o Governo tomar para assegurar a célere conclusão das obras de requalificação da escola?
3.Quando se prevê que as obras sejam retomadas e qual o prazo previsto para a sua conclusão?
4.O Governo tem consciência que a atual situação da escola prejudica os estudantes, professores e funcionários?
5. Para quando o fornecimento de todos os equipamentos em falta, incluindo os do auditório?

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República