1. O PCP manifesta o seu profundo pesar e tristeza pela tragédia provocada pelo desabamento da ponte em Castelo de Paiva e expressa a sua solidariedade com os familiares das vítimas a quem dirige uma saudação fraterna neste momento extremamente doloroso das suas vidas.
2. Associando-se ao luto nacional que justamente foi decretado, o PCP sublinha que a maior prioridade tem de ser conferida às formas de apoio aos familiares das vítimas, à adopção de soluções de emergência para enfrentar o impedimento de circulação (com as dificuldades que causa à população) entre as duas margens do Douro no local da Ponte, e num plano mais geral à tomada de medidas de carácter urgente e excepcional que permitam garantir uma regular vistoria e pronta conservação ou reparação de equipamentos e obras públicas.
3. Importa ainda que, em relação a esta tragédia e como lição para o futuro, sejam totalmente apurados os factos e circunstâncias que determinaram a ocorrência deste triste acontecimento, apesar das chamadas de atenção e prevenções que atempadamente tinham sido feitas.