1. O PCP exprime o seu mais vivo protesto e indignada reacção face aos escandalosos aumentos de preços dos transportes públicos que estão a ser anunciados para entrada em vigor já em Fevereiro e que representariam mais um profundo ataque aos rendimentos e condições de vida da generalidade da população.
2. O PCP sublinha ser uma vergonha nacional que o Governo, numa situação e numa conjuntura em que, em resultado de uma sua deliberada política, se verifica uma acentuada degradação do poder de compra dos salários, venha dar a sua benção a aumentos de 3,9% nos passes sociais e a aumentos ainda maiores noutros títulos de transporte.
3. O PCP salienta que estes e outros aumentos põem em descarada evidência a premeditada falsidade e passe de ilusionismo político da taxa de inflação prevista pelo Governo (2,5%) e o cinismo de todos os que anunciam para este ano já uma recuperação do poder de compra da população.
4. Recordando que, num período de menos de dois anos, este é o 4º aumento dos transportes decretado pelo Governo do PSD e do CDS-PP, o PCP apela a um vasto movimento de protesto contra estes aumentos, contra a subida galopante do custo de vida e contra a desastrosa e agressiva política do Governo.