Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre as eleições em Angola

O PCP felicita o MPLA pela vitória nas eleições gerais realizadas a 24 de Agosto, com a eleição da maioria dos deputados na Assembleia Nacional e de João Lourenço como Presidente da República de Angola. Um resultado que, nas complexas condições em que tiveram lugar estas eleições, expressa o reconhecimento por parte do povo angolano do percurso histórico e papel fundamental desta força política na conquista da independência nacional, na defesa da soberania e da integridade territorial de Angola face à agressão do regime do apartheid, na conquista da paz e da reconstrução nacional no seu País.

O PCP alerta para as tentativas de colocar em causa o processo eleitoral por parte daqueles que perante a sua derrota, e à semelhança de situações anteriores, não aceitam a vontade soberana, livre e democraticamente expressa pelo povo angolano.

O PCP denuncia as operações de ingerência que a partir de Portugal procuram, uma vez mais, promover a desestabilização em Angola.

O PCP expressa os melhores votos de sucesso ao povo angolano no caminho da concretização dos ideais que estão na origem do percurso libertador iniciado em 1961, através da superação de problemas e dificuldades e da construção de uma Angola soberana, de paz, desenvolvimento e progresso social.

O PCP afirma o empenho dos comunistas portugueses no desenvolvimento das relações de amizade entre Portugal e Angola, no interesse dos povos português e angolano e da causa da paz e da cooperação entre todos os povos do mundo.

• Declarações e Comunicados do PCP
  • África