Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a anunciada revisão dos apoios às missões Olímpica e Paralímpica

A intenção manifestada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, junto de diversas Federações Desportivas, do Comité Olímpico de Portugal, do Comité Paralímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal sobre a necessidade de revisão do plano de patrocínios, alegando a conjuntura económico-social vivida no País suscita ao PCP  sérias preocupações.

Este anúncio, cuja dimensão e consequências urgem ser esclarecidas, numa fase determinante das respectivas missões, a um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, testemunha a evidente desvalorização das entidades, dos atletas e de todos quantos intervêm nesta área expondo à evidência as dificuldades para o cumprimento do papel e funções que o Desporto deveria assumir no País como as dimensões social, de saúde pública, económica, educativa e recreativa.

Esta situação, a confirmar-se, expõe ainda a persistente e crescente dependência do sector do Desporto das receitas provenientes dos jogos sociais, como há muito o PCP vem alertando e apresentando propostas, sempre rejeitadas, para que as verbas correspondentes sejam inseridas em sede de Orçamento do Estado, garantindo o financiamento estável e previsível que esta dimensão do Desporto reclama.

O PCP já questionou o Governo, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, nomeadamente sobre quais as consequências que esta decisão, a ser confirmada, terá na preparação e participação dos atletas e equipas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, bem como as medidas que o Governo irá tomar para alterar a dependência do Desporto em Portugal das receitas dos jogos sociais.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central