Nós recebemos aqui a FENPROF e queremos sublinhar uma grande sintonia de opiniões sobre a avaliação que fazemos da situação na Educação, especificamente sobre a situação dos professores e das medidas que se impõem na defesa da escola, da educação e da escola pública.
Para a defesa da escola e da educação, há um elo central em todo este processo, que é o professor, e, naturalmente, com outras carreiras, o pessoal não docente, mas, neste caso, os professores em concreto.
Este elo fundamental, para cumprir o seu papel, precisa ser respeitado e valorizado, com carreiras, reconhecimento e condições de trabalho adequadas, e o fim da precariedade. Esta questão é significativa na vida de milhares de professores, num caminho que precisa oferecer resposta aos problemas mais prementes, como o reconhecimento do tempo de serviço. É necessário criar condições para que esta profissão tão importante e estruturante para o nosso desenvolvimento tenha novamente a atractividade necessária. Para isso, é preciso respeitar os profissionais, valorizá-los e proporcionar condições de trabalho adequadas, a fim de atender às necessidades que temos. Com a pouca entrada de professores, estamos em risco de acentuar ainda mais a realidade já existente, com milhares de professores em falta na escola e na escola pública.
É esse o caminho que precisamos trilhar. Ouvimos com atenção, e, como mencionado, acompanhamos o conjunto das propostas que nos foram apresentadas.
Estamos em preparação do nosso programa eleitoral, o que, de facto, calhou bem, pois nos permite continuar esta reflexão e incorporar naturalmente um conjunto de questões que aqui surgiram na nossa própria proposta. Um sublinhado importante é que todos somos poucos para defender a escola pública.
Nesta batalha eleitoral em que estamos agora a entrar, tivemos a oportunidade de transmitir que a FENPROF, que os professores, podem contar com o PCP e com a CDU. Estamos muito confiantes de que teremos mais força do ponto de vista eleitoral, com mais votos e mais deputados, sendo isso um elemento central para responder às necessidades que são colocadas.