O Dia Internacional do Bombeiro assinala-se a 4 de maio, data estabelecida em 1999, na sequência da trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Neste dia presta-se homenagem aos bombeiros que no exercício da sua missão arriscam as suas vidas para salvar a vida dos outros, fazendo jus ao lema “Vida por vida”.
É reconhecido por todo o mundo o papel altruísta e heroico dos bombeiros - voluntários, profissionais em AHBV, sapadores, ou de entidades privadas.
Também em Portugal os bombeiros são a primeira linha de resposta no socorro e emergência.
Encontramo-los na Emergência pré-hospitalar, socorro e resgate de vítimas de acidentes rodoviários e outros, transporte de doentes não urgentes, combate a incêndios rurais e urbanos. Prestam ainda outros serviços relevantes para as respetivas populações.
O seu papel durante a pandemia de Covid 19 e em muitas outras situações de crise é inquestionável e é por todos reconhecido como sendo o principal pilar do sistema de Proteção Civil.
Na passagem do Dia Internacional do Bombeiro em 2022, a Assembleia assinala esta data, saúda e expressa a sua homenagem a todos os bombeiros portugueses e de forma particular aos vitimados no exercício da sua missão, fazendo votos para que, na prática, sejam dados os passos necessários para a sua dignificação e valorização.