Pergunta ao Governo N.º 1968/XIV/1

Quebra de produção de cereja no Fundão, distrito de Castelo Branco

Destinatário: Ministra da Agricultura

Foi recentemente noticiado que se prevê neste ano perdas de produção de cereja superiores a 50% no Fundão, devido às condições climatéricas extremas no final de março e início de abril. Neste período registaram-se nevões tardios, gelo, chuva, granizo e temperaturas muito baixas, que destruíram mais de metade da produção.

Normalmente a produção de cereja no Fundão supera as sete mil toneladas, no entanto este ano devido a fenómenos adversos, poderá ser pouco mais de três mil toneladas.

A quebra de produção causa prejuízos muito elevados e perda de rendimento dos produtores de cereja no Fundão.

Face a esta situação, que se soma às dificuldades existentes devido à pandemia da covid 19, é necessário que o Governo apoie os agricultores. Deixar nas mãos dos seguros não é solução, porque muitos agricultores não dispõem das condições que são exigidas para fazerem o seguro, ficando numa situação de enorme fragilidade. É, pois, da maior importância que o Governo garanta apoios aos agricultores de forma a salvaguardar o seu rendimento, bem como a capacidade produtiva.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Agricultura, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

  1. O Governo está a acompanhar a situação da perda de produção de cereja no fundão, decorrente das condições climatéricas extremas?
  2. Está a proceder ao levantamento na região da produção que foi efetivamente destruída?
  3. Que medidas pretende o Governo adotar para apoiar os agricultores, de forma a assegurar o seu rendimento e o potencial de produção para o futuro?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas ao Governo
  • COVID-19