Propostas de alteração ao OE 2022

Propostas para proteger a pequena e média agricultura e as pescas e defender a soberania alimentar nacional

Apesar de se verificarem crescimentos na produção de determinados produtos agrícolas, Portugal está confrontado com uma situação dramática, em que um persistente défice da nossa balança externa agroalimentar –se mantém acima dos 3500 milhões de euros negativos, com particulares reflexos nos produtos que constituem a base da alimentação do povo português. Assume especial preocupação a questão dos cereais, em que avulta a situação do trigo, bem como a produção de batata, de carne de bovino e de pescado. Ou seja, mesmo que a balança estivesse a tender para algum equilíbrio, em termos de valor, o que não acontece, em situação de constrangimentos, como as que, nos últimos anos, se verificaram, o País poderia não conseguir alimentar o seu povo, o que constitui uma substancial fragilidade em termos não apenas de soberania mas de segurança nacional.

É por isso que as propostas do PCP colocam, como prioridade, a defesa da produção nacional e do rendimento dos agricultores e dos pescadores, seja com a atribuição de apoios directos que, apesar de sucessivos anúncios por parte do Governo, continuam a não chegar a quem deles precisa, seja por via da intervenção nos custos dos factores de produção, seja pela criação de condições gerais mais favoráveis para se desenvolver o potencial produtivo nacional, seja no estímulo ao aprovisionamento de cereais, procurando dar resposta aos graves problemas que se colocam em termos de soberania alimentar.

Das propostas destacamos:

• Economia e Aparelho Produtivo