Progressos realizados na Igualdade entre Homens e Mulheres na UE 2013

O Relatório Tarabella faz um bom diagnóstico dos recuos que os direitos das mulheres têm tido nos últimos anos, muito embora não estejamos de acordo com algumas matérias, como tentar fazer com que o Semestre Europeu cumpra objectivos sociais que é o mesmo de tentar misturar a água com o azeite.
Há ainda que ser mais claro e responsabilizar as políticas e os seus executantes. Foram as directrizes da Comissão Europeia e as políticas de vários governos que ordenaram a destruição das funções sociais dos Estados, a diminuição dos rendimentos, empurrando as mulheres para a pobreza, para a exploração, em casos extremos, para a prostituição.
Os horários de trabalho estão mais desregulados e mais intensos, dificultando a conciliação entre a vida pessoal e profissional, porque foi essa a opção da UE e dos governos.
Precisamos de ser claros se queremos ser consequentes. Convidamo-los a aprovar amanhã as alterações que propusemos.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções