O programa da edição deste ano da Festa do Avante! foi apresentado em conferência de imprensa, num momento que destacou a diversidade cultural e política do maior evento político-cultural do País.
Coube a Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central do PCP, a apresentação global, onde sublinhou a importância da Festa e a variedade de áreas que a compõem, como o desporto, o teatro e as exposições.
Madalena Santos, da Direcção da Festa, apresentou o programa musical, que volta a contar com o tradicional concerto de música clássica, este ano dedicado à luta pela paz, evocando os 80 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo. A dirigente destacou o carácter amplo do cartaz, que faz da Festa “o palco dos artistas portugueses”, com a música nacional em posição maioritária. À semelhança de outras edições, vários artistas levarão convidados aos seus espectáculos.
O cartaz internacional inclui presenças do País Basco, Brasil, EUA, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Uruguai.
O programa completo pode já ser consultado na revista da Festa, disponível em todo o País pelo preço de quatro euros.
A palavra também foi dada aos artistas que integram o programa. Vitorino destacou o papel do Cante, Joana Amendoeira anunciou a revisitação de canções de liberdade portuguesas e brasileiras, e os Yacumenza salientaram a dimensão política e de resistência do candombe. Já Chico, dos Fogo Fogo, adiantou que a banda cruzará repertório antigo e recente. Também os Linda Martini, pela voz de Hélio Morais, e o André Rosinha Trio, representado por Pedro Galhoz, irão apresentar os seus mais recentes álbuns.
Na área do teatro, Rafael Balão, da companhia 100 Dramas, levará ao palco uma peça construída a partir dos diários da activista pró-Palestina Rachel Corrie. Já Vasco Lello, da companhia A Barraca, apresentará uma criação centrada na ascensão das forças de extrema-direita.