Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Preocupações com o emprego no Grupo Investvar

Há já mais de um ano que o Grupo Investvar atravessa um período de grande turbulência. A Aerosoles, em Ovar, importante empresa da região e do país que chegou a representar 5% de todas as exportações de calçado português, atravessa grandes turbulências. A verdade é que a estratégia de internacionalização, incluindo a deslocalização da produção para outros países como a China ou o Brasil, veio a revelar-se num autêntico desastre económico e financeiro deixando perplexos os arautos da globalização e do neoliberalismo.
 
Hoje, apesar do Estado através de dois fundos públicos de capital de risco  (Inovcapital e a AICEP Capital global) ser o accionista maioritário, a empresa não pagou aos seus trabalhadores o salário de Outubro. A Glovar, empresa do grupo situada em Castelo de Paiva, encontra-se sem trabalhar há quase um mês com os seus trabalhadores à porta das instalações.
 
Ora, sabendo-se o enorme desemprego que já grassa na região, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:  

1. Que medidas está a considerar para apoiar a defesa do emprego com direitos, incluindo a manutenção da produção neste grupo empresarial?

2. Que apoios comunitários já foram concedidos ao Grupo Investvar e quais as condições?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu