Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, marcou presença na manifestação que juntou milhares de pessoas no centro de Lisboa para exigir o fim da violência e apoiar a luta pela independência da Palestina. A manifestação encerrou a Jornada Nacional de Solidariedade com o povo palestiniano, que decorreu de 2 a 12 de Outubro por todo o país, com o lema «Palestina Livre! Paz no Médio Oriente».
Este conjunto de acções, que se têm realizado em múltiplas localidades do país e a que se associaram dezenas de associações, é expressão da revolta generalizada com a guerra, bem como da profunda solidariedade do povo português com os povos do Médio Oriente.
Expressando a sua preocupação com o agravamento da situação no Médio Oriente, o PCP condena veementemente a escalada de guerra promovida por Israel, nomeadamente com a recentes agressões contra o Líbano, que confirma a intenção de Israel de alargar o conflito a toda a região. Mais de um ano de genocídio contra o povo palestiniano e de sucessivas provocações e ataques a vários países demonstram que o governo sionista de Israel não está interessado na paz no Médio Oriente, encorajado pela impunidade e do apoio militar e político que os Estados Unidos da América e as potências da NATO e da União Europeia lhe continuam a garantir.
O PCP reafirma a sua solidariedade com os povos do Médio Oriente, nomeadamente com os povos palestiniano, sírio e libanês, e a sua resistência perante os ataques e crimes israelitas.