Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Pelo fim imediato do criminoso bloqueio dos EUA contra Cuba

Hoje, 23 de Junho, será votada na Assembleia Geral das Nações Unidas, pela 29.ª vez, uma resolução que reclama pelo fim do bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América contra a República de Cuba.

O criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro imposto, há 62 anos, pelos EUA contra Cuba e o povo cubano constitui uma inaceitável medida coerciva contra um Estado soberano, adoptada de modo unilateral e com carácter extraterritorial, e que afronta abertamente os princípios da Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional.

O bloqueio imposto pelos EUA atenta frontalmente contra a soberania de Cuba e agride os direitos do povo cubano, nomeadamente procurando impedir o desenvolvimento económico e social, incluindo o acesso a bens essenciais nos planos da saúde, alimentação, educação, desporto ou cultura, implicando pesados prejuízos e consequências para Cuba e o povo cubano.

É particularmente grave que a Administração Trump tenha intensificado cruelmente as medidas do bloqueio no contexto da pandemia e que a actual Administração Biden as mantenha.

Exige-se ao Governo português que assuma uma atitude clara de condenação da política de ingerência e agressão dos EUA contra Cuba e de exigência do fim imediato do criminoso bloqueio norte-americano contra este país caribenho.

O PCP saúda o Partido Comunista de Cuba e o povo cubano pela sua resistência e determinação face à violenta política dos EUA, e reafirma a solidariedade para com a sua luta em defesa do direito a decidir soberanamente o seu caminho livre de quaisquer ingerências externas e a prosseguir a construção socialista.

Reafirmando a exigência do fim do criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba, o PCP apela à participação na concentração «Pelo fim ao Bloqueio dos EUA contra Cuba», que se realiza hoje, dia 23, pelas 18h00, no Largo de Camões, em Lisboa.

>
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • Paz e Solidariedade
  • América Latina
  • Bloqueio a cuba
  • Cuba
  • Estados Unidos da América
  • Nações Unidas
  • Revolução Cubana