PCP solidário com o PCEUA, os trabalhadores e povo norte-americano

Numa carta dirigida ao Partido Comunista dos Estados Unidos da América (PCEUA), o Partido Comunista Português exprimiu a sua condenação de «actos criminosos, como o assassinato de George Floyd», e a sua «mais veemente repulsa pela violenta repressão e tentativa de criminalização dos que, dando expressão a grandes mobilizações populares, resistem perante a injustiça nos EUA».

Na sua mensagem, o PCP refere que tem acompanhado com preocupação a evolução da situação nos EUA, «atingidos pelo surto epidémico da COVID-19 e pelas inadequadas medidas da Administração Trump que agravaram o alcance das consequências sociais e económicas do surto. Uma situação que veio expor a natureza do capitalismo e os flagelos sociais pelo qual é responsável, incluindo as enormes desigualdades e injustiças que marcam a realidade social dos EUA – como a falta de acesso a assistência médica ou a pobreza – que são consequência das políticas de sucessivas administrações norte-americanas».

O PCP expressou igualmente a sua preocupação pela «brutal ofensiva de classe que, a pretexto da epidemia, se abate sobre os trabalhadores dos EUA, nomeadamente com a perda de dezenas de milhões de empregos em poucas semanas, ao mesmo tempo que são atribuídos ao grande capital financeiro milhares de milhões de dólares em apoios com fundos públicos».

O PCP expressou ao PCEUA, e por seu intermédio, aos trabalhadores e ao povo dos EUA, a solidariedade para com a sua luta «pela justiça e igualdade social, pelo direito à saúde, pelo direito ao emprego com direitos, pelo direito à segurança social, contra o racismo e a política de exploração e agressão da Administração Trump».