Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

O PCP saúda a eleição de Lula como Presidente do Brasil

O Partido Comunista Português saúda a eleição de Lula da Silva como Presidente do Brasil e sublinha a grande importância e significado político da derrota do candidato da extrema-direita para o desenvolvimento da luta do povo brasileiro e dos povos da América Latina e de todo o mundo pela democracia, o progresso social e a paz.

Alcançada no quadro de uma campanha em que Bolsonaro e os seus apoiantes, desde a utilização dos fundos públicos, coacção nos locais de trabalho, manipulação da religião, violência armada, recorreram a tudo para se manter no poder, a vitória de Lula da Silva constitui uma grande vitória das forças democráticas e abre caminho à satisfação das mais sentidas aspirações populares.

É uma vitória que significa um importante revés para o crescimento da extrema-direita e do fascismo, nomeadamente nos EUA e na Europa, e que aponta para a recuperação do papel positivo do Brasil nas relações internacionais.

A vitória democrática suscita justificadas esperanças e expectativas de mudança mas os obstáculos que o novo Governo tem por diante são gigantescos. Confiamos porém que, com o apoio e mobilização popular que caracterizou a campanha de Lula, será possível frustrar previsíveis tentativas revanchistas e assegurar a concretização das promessas eleitorais.

Felicitando o Presidente Lula da Silva pela sua eleição e saudando o PT, o PCdoB e demais forças democráticas e progressistas pela importante vitória alcançada, o PCP assegura-lhes a sua firme e empenhada solidariedade, numa luta que continua.

>
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • Brasil
  • Lula da Silva
  • Partido Comunista do Brasil
  • PCdoB
  • PT - Partido dos Trabalhadores