Em nome do Grupo Parlamentar do PCP saúdo Presidente da câmara Municipal de Vizela, a Liga dos amigos das termas de Vizela, a Associação de mergulho e actividades subaquáticas de Vizela, o Clube turístico e desportivo de Vizela, a Associação de amigos do ambiente Cepães/ Fareja – Fafe, que dinamizaram esta petição os mais de 4 mil cidadãos que a subscreveram.
Há vários anos que a população, os moradores, as associações e outras forças vivas do concelho de Vizela e de Fafe têm apresentado preocupações com a qualidade da água, sendo recorrentes queixas e denúncias sobre descargas poluentes no Rio Vizela, causadas pela indústria, pela agropecuária e pela falta de infraestruturas de saneamento.
Desde 2006 que o PCP acompanha esta problemática e tem feito intervenção dirigindo várias questões aos sucessivos Governos.
Na resposta enviada pelo Gabinete do Ministério do Ambiente de abril de 2016, é afirmado que no “baixo Vizela, onde se concentram as maiores pressões- um maior número de indústrias, ETAR e agregados populacionais, obteve uma classificação final de Medíocre.”.
O PCP entende que é tempo de tomar medidas para defender o Rio, as populações e as actividades económicas ligadas ao rio, designadamente o turismo.
Neste sentido propomos:
- Sejam adoptadas medidas urgentes no sentido de identificar as fontes de poluição do Rio Vizela e a aplicação de medidas correctivas para que as entidades poluidoras cumpram a lei.
- Sejam realizadas acções de monitorização ambiental de toda a área envolvente do Rio Vizela, no sentido de minimizar as descargas.
- Se proceda à calendarização urgente das medidas necessárias para a despoluição e recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Ave.
Disse.