Nota da Secção Internacional

PCP nos Congressos do PAICV e do PCC (Catalunha)

Sob o lema «Juntos construímos o futuro», decorreu, entre 22 e 24 de Janeiro, o XII Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central, representou o PCP na assembleia magna realizada na cidade da Praia com o objectivo de proceder ao balanço do trabalho, alterar os estatutos e eleger os órgãos directivos nacionais do PAICV, e discutir e aprovar a moção de estratégia que orientará a acção do partido no próximo triénio.

Saudando em nome do Comité Central do PCP os delegados ao Congresso e, por intermédio destes, todos os militantes do PAICV, Alexandre Araújo começou por sublinhar as relações de amizade entre os dois partidos, as quais «têm a sua origem na luta comum contra o fascismo e o colonialismo, que tanta exploração, opressão e guerra, que tanta injustiça e sofrimento causaram ao povo português e aos povos então colonizados».

«Uma luta comum que, com grandes exigências e sacrifícios – o campo de concentração do Tarrafal aí o está a testemunhar –, conduziu à conquista da independência pelo povo cabo-verdiano e outros povos irmãos e, em Portugal, à revolução libertadora do 25 de Abril de 1974», acrescentou.

Sob o lema “Comunistas de hoje” realizou-se em Barcelona, nos dias 23 e 24 de Janeiro, o 12º Congresso do Partido dos Comunistas da Catalunha (PCC). Luís Carapinha, membro da Secção Internacional , representou o PCP neste 12º Congresso do PCC. Os 400 delegados que encheram o centro cultural “Cotxeres de Sants” aprovaram por unanimidade o relatório político e a proposta de Comité Central, cuja composição foi renovada em cerca de 50 por cento. O congresso fica assinalado pela escolha, por indicação da direcção cessante, do novo secretário-geral, Juan Nuet, que substituiu no cargo Marià Pere, líder do PCC durante os últimos 23 anos.

  • Actividade Internacional
  • PAICV
  • PCC - Partido dos Comunistas da Catalunha