Intervenção de Carlos Humberto, Candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Apresentação da Candidatura da CDU à Presidência da Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro

«Nós estamos a construir a vitória do Barreiro»

''

A todos saúdo.
Saúdo a população do Barreiro.
Toda a população independentemente das suas opções.
Saúdo os jovens e os menos jovens,
Saúdo as Instituições do Concelho,
Saúdo os que intervêm na atividade económica, no movimento associativo, na saúde, na educação, na cultura, no desporto
Saúdo os trabalhadores, os reformados e aposentados.

Apelo a todos os cidadãos do Barreiro a participarem na vida da Concelho, ajudem a construir o melhor para a nossa terra, o melhor para as suas populações.

Estou aqui hoje convosco com todo o gosto.

Estou aqui hoje como candidato a Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Estar com pessoas da nossa terra das mais variadas convicções, pessoas empenhadas - É motivo de satisfação!

É com sentido de responsabilidade, com consciência das exigências que se nos colocam, do esforço e dedicação que necessitamos para voltar a assumir a função de Presidente da Câmara Municipal do Barreiro

SIM!

Vai ser necessário muito esforço, muita dedicação e empenho, muita criatividade, muito saber, juntar diversos saberes ao nosso próprio saber e experiência.

O Barreiro, a nossa terra necessita e merece.

Não podia voltar as costas à terra que me viu nascer, crescer e amadurecer.

Aqui nasci, aqui amadureci, aqui casei, aqui nasceram os meus filhos, aqui fiquei viúvo, aqui me constitui como o ser humano que sou hoje.

Passei pelas brincadeiras de rua, pelas atividades associativas estudantis, pela participação nas pequenas associações de bairro, pelo movimento associativo, participei em atividades desportivas e culturais.

A intervenção cívica acompanhou toda a minha vida, a intervenção política desde muito jovem e a partidária desde os meus 19 anos.

Toda a minha intervenção é marcada pelas minhas raízes no Barreiro. Nunca deixei de sentir e ter em conta esta Terra.

São estas, entre muitas outras, as razões, porque disse sim à proposta do meu Partido, o Partido Comunista Português, para ser o candidato à Presidência da Câmara pela CDU.

Foram diversos os apelos de camaradas meus, de cidadãos sem partido e de outros partidos que não o meu, para que me disponibilizasse para esta função.

Aqui estamos, com a clarividência, com a sensibilidade e a combatividade para ajudar o Barreiro a vencer.

Meus amigos e camaradas

Alguns tem-me perguntado - Porque voltas para o Barreiro?

Tenho respondido: Porque nunca daqui sai!

As minhas raízes, o meu pensamento, as minhas ações, estão com o Barreiro.

Mesmo nas atuais funções na Área Metropolitana de Lisboa, nunca o Barreiro saiu de mim.

Claro que estou satisfeito com as minhas atuais funções na AML.

Foi com satisfação que fiz, que estou a fazer, o percurso destes últimos 4 anos.

Construímos soluções, demos passos importantíssimos em diversas matérias, entre as quais a criação do passe Navegante, a preparação de candidaturas ao PRR (Bazuca), entre muitas, muitas outras.

Foi um trabalho conjunto e importante.

Naturalmente que me sinto bem com este percurso, mas o apelo da minha terra é irrecusável.

Sei que o nível de debate político, no Concelho não é positivo, mas também sei que é necessário intervir para elevar esse nível de discussão.

Ter uma atitude pedagógica, de esclarecimento, de proximidade, de olhos nos olhos.

Assumir as grandes diferenças políticas, as grandes diferenças de visão estratégica com clareza, bem, não sei se alguns a têm!!.

Essas diferenças não impedem que trabalhemos em conjunto no que for necessário, para ajudar a construir maior desenvolvimento.

Reconheço que há uma campanha contra anteriores eleitos do Poder Local no Barreiro, mas não é essa a razão por que sou candidato.

A razão por que sou candidato a Presidente da Câmara é para colocar à disposição do Barreiro, o meu saber, a minha experiência, os meus conhecimentos, os contatos que fui construindo - É para continuar o que foi interrompido.

É para dar voz ao Barreiro,
É para que o Barreiro tenha voz própria,
É para me assumir como porta voz do Barreiro junto das diversas instâncias.

O Barreiro necessita de ter voz!

Camaradas e Amigos

Não deixarei de refletir sobre o passado do concelho do Barreiro, do importantíssimo papel do Poder Local no seu desenvolvimento.

Respeito todos os que passaram pelos diversos órgãos do Poder Local no pós 25 de abril.

Desse respeito não abdicarei!

Mas o meu, o nosso combate, é pelo presente e pelo futuro.

É essa a razão da minha, da nossa candidatura.

Amigos,

Garanto-vos que a minha candidatura é uma construção com todos,

É uma construção pelo Barreiro.

Uma construção que afirma a nossa história, o nosso percurso.

Que olha o presente e o seu desenvolvimento futuro, sublinhando a importância:

- Do desenvolvimento económico,

- Do papel estratégico que os antigos territórios industriais terão nesse mesmo desenvolvimento

- Da cultura e da arte, do desporto e do associativismo, da diversidade cultural, como fatores importantes para o crescimento de cada um de nós e para o nosso equilíbrio emocional, para a nossa saúde e qualidade de vida.

Cultura é criação, é liberdade, é transformação da vida.

Do Ambiente, sustentabilidade e diversidade - que quer dizer futuro e natureza, bem-estar, e nunca em nenhum momento, em nenhuma decisão, pode deixar de estar presente nas nossas preocupações.

Não podemos construir em zonas de reserva, não podemos construir em zonas de risco. Não podemos tomar decisões que coloquem em causa o direito à paisagem.

Da educação para Todos

A formação e a qualificação, são um desafio permanente.

Todos temos que estar mais preparados.

Todos teremos que fazer para que ninguém fique para trás.

Da intervenção social, que contribua para que a vida seja mais saudável, menos desigual.

Teremos que nos preparar ainda melhor para combater, minorar ou resolver os problemas dos mais desfavorecidos, da habitação, da pobreza, entre outros.

Intervir para melhorar os nossos índices de qualidade de vida e contribuir também aqui, para que ninguém fique para trás.

Sempre considerámos que uma cidadania ativa, plena e participada é indispensável ao nosso concelho.

O Barreiro para ser Barreiro necessita da participação de todos e de cada um de nós.

O Barreiro somos Todos Nós!

Havemos de chegar ao fim da estrada, com os trabalhadores do poder local, com todos os eleitos, mas tendo presente que os órgãos autárquicos como emanação do Povo terão sempre que contar com todos e com cada um de nós.

Apelo-vos a que tragam sempre mais um amigo também, tragam mais um amigo para a CDU.

Apelo-vos a que tragam mais um amigo ao desenvolvimento do nosso concelho.

Em alguns círculos políticos, tem sido dito que nas últimas décadas nada se fez pelo Barreiro!!

Quem o afirma não sabe o que diz!

Não conhece o Barreiro, não quer conhecer o que fomos, o que somos e os saltos qualitativos que demos.

Quem o afirma não parece saber o que anda a fazer.

Quem o afirma, esquece-se ou quer fazer esquecer, que o que se faz hoje tem sempre atividades preliminares e que a preparação, o planeamento e a programação, antecedem a concretização.

É muito raro sentir azia física e as azias emocionais que tenho é pelo facto de viver num mundo com tantas desigualdades, é viver num País que não consegue ultrapassar níveis de pobreza, é viver num concelho que não consegue dar emprego com direitos às suas gentes.

Como sabeis, tenho a honra em ser do Barreiro, sempre e em todas as circunstâncias o afirmei, e não aceito, seja porque razões forem, a ideia de que cheiramos a mofo, que não temos futuro, que somos atrasados.

As ideias que cheiram a mofo são ideias que confundem, desenvolvimento com a construção de prédios (mesmo em sítios desadequados).

Confundem crescimento com desenvolvimento,
Confundem neoliberalismo com atividade económica,
Confundem acessibilidades e mobilidade com rotundas e em prioridade ao automóvel,
Confundem informação com propaganda,
Confundem estratégia com fazer para dar nas vistas,
Confundem representar o Barreiro com subserviência institucional,
Confundem desenvolvimento com competitividade,
Confundem articulação institucional com disputas por quem aparece na fotografia!
Confundem o recato da gestão co COVID 19 e de apoios sociais, com a promoção pessoal e institucional.
Confundem o debate político, diferenças de opinião, com ataques.
Confundem a resposta devida e respeitosa aos munícipes com arrogância.
Confundem dirigir com mandar.
Confundem resolver, com atirar dinheiro para cima dos problemas.

Isto sim é uma visão antiga, desadequada, arcaica, do exercício do Poder.

O combate do Poder Local de hoje, é indissociável de maior proximidade às pessoas, de mais meios para resolver os problemas concretos das localidades, de mais competências, com os meios necessários, de mais e melhor articulação com os municípios vizinhos, de mais intervenção do Poder Local nos órgãos de decisão de empresas do Estado com fortes impactos locais. De mais meios, competências e de reforço institucional da AML e da concretização da Regionalização do País.

Queremos que o Barreiro continue a ser um espaço de democracia.

Queremos como a nossa história o comprova ser um espaço de defesa de Abril, das suas conquistas, das suas realizações.

É justo que a candidatura da CDU, da nossa candidatura se identifique e defenda a Constituição da República Portuguesa, a Democracia, a Liberdade, a Revolução do 25 Abril.

Está claro que nos estamos a candidatar à presidência da Câmara do Barreiro, mas também sabemos que podemos contribuir para a equidade entre seres humanos, para o combate à discriminação, à xenofobia e aumentar as solidariedades.

Contem também comigo e com a CDU para combater as conceções da direita extrema.

Amigos,

A campanha ainda não começou, mas os ataques mais subtis ou às claras à CDU e aos seus candidatos, nunca deixaram de estar e estão agora de forma crescente mais intensos. Vão continuar!

Afirmamos que esse não é o meu caminho, o nosso caminho.

Esse não é o meu e o nosso campo de batalha.

Afirmo que temos honra no passado, na nossa intervenção, no nosso trabalho.

Afirmo que não nos desviaremos do nosso caminho, que consideramos justo e coerente.

Não vamos fazer uma campanha eleitoral que ultrapasse as nossas possibilidades financeiras.

Ao contrário de outros, não faremos uma campanha de ricos quando as dificuldades do concelho e das pessoas são crescentes.

Amigos:

Quero transmitir-vos que é com alegria que vamos para este combate.

É com satisfação que temos ouvido muitas pessoas de diversos estratos sociais, com conceções políticas diferenciadas afirmar que votarão CDU nas próximas eleições.

Isso é motivo de alegria e de confiança. Estes incentivos, dão-nos força, dão-nos combatividade.

As vitórias constroem-se,
Nós estamos a construir a vitória,
Nós estamos a construir a vitória do Barreiro,
Nós estamos a construir a vitória da CDU!

Contem Comigo!
Contarei Convosco!

Viva a cultura e o associativismo,
Viva a educação para uma cidadania plena,