Intervenção de António Filipe na Assembleia de República, Debate sobre o estado da Nação

Cada vez mais portugueses trabalhem sem ter um salário digno que lhes permita viver

Ver vídeo

''

O senhor primeiro-ministro dizia há pouco, nesta Assembleia, que o Governo não governa para os ricos, mas para criar riqueza. Não é verdade, senhor primeiro-ministro. Quem cria riqueza são os trabalhadores, é o trabalho que cria riqueza, e o governo faz com que os ricos se apropriem cada vez mais dessa riqueza. O governo não cria riqueza, o que o governo faz é contribuir para acentuar as desigualdades.

O governo faz com que haja mais pobres e que os pobres sejam cada vez mais pobres, enquanto os muito ricos são cada vez mais ricos. É isso que a política do governo tem vindo a fazer, faz com que haja pessoas que trabalhem o dia inteiro, trabalhem uma vida inteira, e que não ganhem um salário digno para viver, faz com que haja trabalhadores sem abrigo porque não têm dinheiro para pagar uma habitação, apesar de trabalharem o dia inteiro.

É isso que a política do governo tem vindo a fazer, acentuar as desigualdades e permitir que cada vez mais portugueses trabalhem sem ter um salário digno que lhes permita viver. E isso, senhor primeiro-ministro, não é motivo de orgulho para um governo.