Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral , Tribuna Pública promovida pelo MURPI

É necessário dar resposta às justas reivindicações dos reformados

''

Queremos valorizar o conjunto das acções desenvolvidas, hoje, um pouco por todo o país, pelos reformados,

Desta gente que trabalhou uma vida inteira e tem direito a viver com dignidade, com condições e com direitos.

Os reformados são um dos sectores mais afectados pela situação actual em que vivemos.

São um dos alvos principais do aumento do custo de vida. Os reformados pagam, tal e qual como os outros todos, a renda de casa, pagam prestações, têm de comprar medicamentos, mais do que os outros, infelizmente, tem que comprar alimentação, tem que pagar a água, tem que pagar o gás.

E, tendo em conta o aumento brutal do custo de vida, são mais que justas as reivindicações que estão a afirmar hoje, que não são novas, mas estão aqui a reafirmá-las.

Nomeadamente a exigir o aumento das pensões e das reformas que responda pelo menos ao aumento do custo de vida, que é uma das questões que sabemos que não está em vigor, com retroactivos a Janeiro, porque o aumento do custo de vida não começou hoje. Portanto se decidem o aumento, ainda que insuficiente, de pensões, é preciso ter retroactivos a Janeiro.

As questões do acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e aproveitava para fazer aqui uma saudação à luta dos médicos, que também estão a lutar pelos reformados. É uma questão fundamental, o acesso aos cuidados de saúde aos cuidados primários de saúde e essa é uma questão que também está aqui a ser reivindicada hoje.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central