Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do FEAG candidatura Emilia Romagna Motorcycles - Itália

Apenas nesta sessão plenária votámos sete pedidos de mobilização do Fundo de Ajustamento à Globalização, o que ilustra bem o caminho de desastre económico e social que continua a ser seguido na UE.

Esta candidatura diz respeito a 512 trabalhadores despedidos por dez empresas do sector da fabricação de equipamento de transporte e ocorre no norte de Itália. Trata-se da mobilização de 2.6508.495 euros, para prestar assistência a estes trabalhadores, despedidos em nome das mudanças estruturais nos padrões do comércio mundial e da crise económica e financeira mundial

Estes despedimentos ocorrem na região italiana de Emilia-Romagna, onde a taxa de desemprego masculina e feminina, nos últimos cinco anos, aumentou, respectivamente, de 1,48% para 5,68% e de 3,45% para 7,37%.

Estamos a aprovar paliativos mas há que atacar o mal pela raíz: é necessária a ruptura com as políticas neoliberais que estão a conduzir-nos para o fundo do abismo sem que se descortine ,uma pequena luz de esperança para os milhões de trabalhadores a quem está ser retirado o direito ao trabalho e a uma vida digna.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu
  • Itália